quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

De entre as chamadas técnicas que recebo, há um tipo de problema que aparece recorrentemente, por vezes mais do que uma vez por dia.
Basicamente, o produto está desligado, mas o cliente não se apercebe. Liga para receber apoio técnico, e aquilo que eu digo é, basicamente (mas de um modo profissional, sem fazer daaaahhhh no fim da frase, embora bem me apeteça): carregue no botão On.
Quando são mulheres, riem-se do disparate, muitas vezes pedem desculpa pelo incómodo e seguem a sua vida.
Quando o cliente é homem, percebe-se perfeitamente que a coisa não lhe cai bem. O aparelho não funciona, aposto que eles tentaram mexer para ver o que se passa, às vezes até ligaram e desligaram da corrente e nada. Depois ligam para cá e atende uma mulher (sim, o facto de ser mulher num apoio técnico ainda gera um pouco de apreensão), que lhes diz "ora experimente lá ligar o aparelho". Nota-se primeiro a incredulidade, como se fosse possível estar aquilo desligado, e depois o desconforto de ver a luz a acender e tudo a funcionar correctamente com um simples pressionar de um botão. De alguma maneira, ficam com o orgulho ferido, e muitas vezes despedem-se bruscamente porque não sabem bem como lidar com a situação, para eles embaraçosa.
Não é caso para tanto, meus senhores.
O facto de serem homens não é garantia de saberem mais de electrónica do que nós, mulheres, ok?
Por outro lado, se puderem dar uma vista de olhos ao manual antes de telefonar, a malta agradece porque tem mais que fazer do que atender chamadas tontas.
Obrigada.

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