sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pegada Ecológica III

Mais uma medida para reduzir a nossa.
Aderimos à chamada Okoball, que significa eco-bola em portugues.
Basicamente é uma bola de plástico com esferas de ceramica e imãs dentro, que se coloca na máquina da roupa e evita o uso do detergente. Não perguntem como funciona, mas basicamente permite a lavagem através de um processo físico, e não químico como os detergentes.
A primeira vez que experimentei resolvi ser radical e nem usei amaciador. A roupa sai lavada, de facto, mas sem aquele cheiro de roupa lavada a que nos habituámos. Vamos por isso adicionar sempre amaciador, pelo menos enquanto não nos habituamos à ideia.
Perguntam voces, "e lava bem?" Lava sim senhor. Igual a um detergente. Nem melhor nem pior. Se há nódoas difíceis é preciso um aditivo, ou uma lixívia suave ou o que seja, tal e qual como com detergente normal. A sujidade normal do dia a dia sai tal e qual também como com detergente.
Tem a duração de 4 anos, o que é simpático para quem se desorganiza e volta não volta fica sem detergente em casa.
E para as mães leitoras deste blog que querem perguntar pela roupa da criançada, que vem mais suja que a nossa, posso deixar o testemunho de pelo menos duas mães que usam a bola na roupa dos filhos sem queixas. Como já disse, igual ao detergente, nem melhor nem pior.

E ainda não tinha partilhado aqui mas de há uns tempos para cá os detergentes que usamos cá em casa são também ecológicos - da louça à mão, da roupa (para as primeiras lavagens da roupa do baby Santos, a bola por enquanto fica só para a nossa roupa) e amaciador. São biodegradaveis e feitos com componentes biológicos e respeitadores do ambiente. São mais caros que os outros, é certo, mas cheiram bem.
Ficam as dicas, que também é para isto que serve este blog!

2 comentários:

  1. Agora é que é! Já tivemos vai não vai para a comprar mas como não conhecia ninguém que a usasse, ficávamos sempre na dúvida se era mesmo bom. Até falei com uma colega de CFQ que me teve a explicar o processo dos neutrões da bola que actuavam na sujidade e tudo. Já que recomendas, alinho.

    Qto a privatização, na 4ª feira, qdo levei o Tiago à creche, uma senhora passou por mim e disse-me "é a tella, mamã do Tiago. Sou a Sandra do blog X." Até aí tudo bem, mas eu não a conhecia, não sabia que me lia e comecei a pensar que podia haver pessoas mal intencionadas a ler-nos que tb podiam nos reconhecer na rua. EE sei lá ...Assustei-me, pronto (ai as hormonas!)

    ResponderEliminar
  2. Sim Tella, eu percebo perfeitamente, e por isso mesmo nunca ponho fotos no blog, e uso nomes de código. Tenho "medo" não só das pessoas que não conhecemos de lado nenhum e que ficam a par da nossa vida (como essa mãe que não conhecias) mas também daquelas pessoas que conhecemos mas com quem não temos confiança, e não queremos que fiquem a saber que nós usamos Okoballs ou que dormimos mal! Gosto de pensar que não se percebe que este blog é meu (mas não sei se sou bem sucedida!).

    ResponderEliminar