segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sobre as férias do Natal

É indiscutível que a vida de professor é dura, mas eu cá estou encantada com esta oportunidade chamada férias de Natal.
A última vez que fui à escola foi dia 16 de Dezembro. Nem tenho bem a certeza se ainda sei onde fica.
Quem é professor toda a vida se calhar não tem noção, mas eu cá, ter assim duas semanas de férias só mesmo no verão. E pensar que na Páscoa há mais e depois no verão ainda mais, digo-vos que é bem agradável. (preço a pagar é não receber, que eu cá sou paga à hora, mas isso agora não vem ao caso).
Também permitiu ficar com a criançada nestes dias, que também fizeram pela primeira vez uma pausa de duas semanas nesta altura.
Acho que fez bem a todos, deu para eu arrumar e organizar um pouco a casa, e para eles desfrutarem ao máximo dos brinquedos novos e dos primos.
Gostei.

3 comentários:

  1. Sabe bem, não nego, mas quem tem turmas só tem cerca de 1 semana. Depois das aulas terminarem seguem-se as reuniões e burocracias!
    28h semanais em sala de aula + 12h de trabalho fora da sala cansam! Muito! É um descanso, pausa letiva, são mesmo necessários. Para alunos e professores.
    Férias são em Agosto!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, aliás eu já disse que não sei como se gerem 5 ou 6 aulas de seguida por dia, mas ainda assim, há imensos empregos super stressantes em que uma pessoa nem pode tirar férias nesta altura, por ser a mais agitada... a mim, talvez por ser estreante, soube mesmo muito bem e achei um grande previlégio.

    ResponderEliminar
  3. Olha, eu lutei anos e anos para que a minha família compreendesse que ser professor não é ter duas semanas de férias no Natal, Páscoa e 3 meses no verão. Depois de me verem anos e anos seguidos a trabalhar em dia de Natal e passagem de ano, lá se convenceram que as 'férias' dos professores nestas alturas dependem das circunstâncias...
    Ultimamente, obrigo-me a parar nesses dias, mas, olha que não é por falta de trabalho para fazer.
    aproveita essa vaga de estreante!, podes dar por ti envolvida em atividades docentes não tarda nada. ;)

    ResponderEliminar