sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Night moves II

Já na gravidez a coisa prometia, e confirma-se: o rapaz é um homem da noite. Da noite e do dia, para ele é tudo igual.
Podem ser manhas, ou podem ser cólicas, ou um pouco de tudo, mas a verdade é que rapaz não quer saber da cama nem da alcofa, e só dorme se for no colo!
Passa horas de olhos abertos, o que tem imensa graça...de dia!
No princípio ninguém acreditou, mas aos poucos avós e tios foram sendo testemunhas da quantidade de horas que ele passa acordado, ou a dormir no colo, e da sua reacção quando o deitamos.
Eu já não sei o que fazer. Disseram-me quando ele tinha uma semana que eles nesta fase dormem imenso, que nos dá tempo de fazer tudo. Ainda estou à espera que essa fase chegue.
Agora que estou sozinha vejo-me aflita para fazer o que quer que seja. As avós dão uma grande ajuda, mas quando não estão presentes eu tenho de me desenrascar: ponho-o no ovo e levo-o para a casa de banho quando tomo um duche com a cabeça de fora a cantar o "naquela linda manhã", passo horas com vontade de fazer xixi, sem beber água e sem comer nada de jeito porque tenho de estar SEMPRE com ele no colo. Vá lá que ainda não é pesado!
Se de dia a coisa melhor ou pior vai andando, de noite ganha outra dimensão.
Andamos a estudar diferentes estratégias a ver o que resulta. Anteontem passei a noite na cama (olha a loucura!), dei de mamar na cama e ele dormiu connosco. Não resulta, porque acabo eu por dormir com um olho aberto e outro fechado, cheia de cuidado por causa dele. Ontem passei a noite no sofá, com ele no colo. Acabo por apenas passar pelas brasas, e fico toda trocada com as horas. Continuaremos a tentar até conseguirmos que ele durma na cama como deve ser.
Sugestões precisam-se! Mães experientes, podem dizer de sua sentença!

9 comentários:

  1. Podes bloquear o Naish a este blog??

    ResponderEliminar
  2. Mas ele chora sempre que o tentas colocar na alcofa? Nunca tive grandes problemas com a minha filha, mas às vezes quando ela demorava mais a adormecer quando mamava de madrugada,colocava a alcofa dela no meio da nossa cama.Eu dormia mais descansada porque ela estava mais protegida e para ela o efeito era o mesmo do que estar dentro da cama. Claro que dormiamos apertados mas dava resultado :)

    ResponderEliminar
  3. Durante o dia já experimentaste andar com ele junto a ti com o sling? Sempre podes ir fazendo as tuas coisas e ele fica aconchegado a ti na mesma,que é o que o acalma... Pelo menos enquanto não pesa muito!
    De resto não sei bem o que te dizer pois a Maria era igual. Não vou entrar em pormenores para não entrares em stress (porque o Henrique não é a Maria)mas as noites e os dias eram tão maus que o meu leite secou aos 3 meses por exaustão...
    Depois aos 3/ 4 meses acalmou e dormia as noites seguidas.
    Com um mês os bebés ainda precisam muito de contacto fisico e do calor do colinho.

    ResponderEliminar
  4. Ia sugerir o sling para fazeres as tuas coisas com ele ao colo. Não tenho mais ideias mas eu dava de mama ao Tiago (tb de 2em2 horas) deitada na cama onde acabávamos por adormecer e nunca houve problemas. Vou procurar um link de dicas dadas por n. mamas para por os filhotes bebés a dormir. Já cá deixo.
    Bjs e forças.

    ResponderEliminar
  5. http://195-23-11-54.static.net.novis.pt/Topic78221-14-1.aspx

    Houve uma altura em que precisei de todas as opiniões...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas. Ele por incrível que pareça não acha piada nenhuma ao sling, e berra cada vez que o meto lá. Se calhar sou eu que não o sei pôr, ou é o sling que não tem o tamanho correcto (é emprestado), não sei.
    Entretanto tentei mudar a perspectiva da coisa, e a verdade é que quando não podemos pegar-lhes ao colo eles acabam mesmo por se calar. Se calhar nós (quase) adultos também temos culpa no processo...
    Não sei, como disse, andamos em tentativas a ver o que funciona, até agora não chegámos a nenhuma conclusão...

    ResponderEliminar
  7. Relativamente ao sling o que provavelmente está a acontecer é que ele se sente apertado.
    Antes de comprar um, o melhor mesmo e experimentar os dferentes tipos e ver aquele que melhor se adapta. Depois de encontrado o sling certo não acredito que o teu bébe não goste :)

    ResponderEliminar
  8. irmã do meio27/11/09, 07:53

    Pois,... Palmadinhas no rabo até adormecer. Gotas de aero-om na chupeta para prender. Colo todos queremos e o rapaz só tem um mês! Claro que quer colo! Mas se tem muito colo durante o dia, podes privá-lo assim a pouco e pouco do colo da noite. Experimenta pôr a tua camisa de noite usada na alcofa dele, mesmo por baixo da cabeça, ou então anda um dia com uma fralda enfiada no soutien e depois deixa-a no berço ou alcofa quando o deitares, fica a cheirar a mãe e conforta-o. De resto, é assim mesmo, custa até nós percebermos como é que eles se confortam. Durante o dia, TENS QUE COMER!!! Por isso se ele berra, deixa-o berrar e come. Bebe água, faz xixi. E depois vai lá confortá-lo. É mau para ele saber que se chorar os pais vêm sempre, porque então não vai nunca encontrar em si próprio a força e coragem de se calar. Espera sempre que os outros o confortem. Digo eu com uma filha de 2 anos e meio que é uma verdadeira ditadora da madrugada...

    ResponderEliminar
  9. mana mais velha28/11/09, 12:15

    Sabes o que te digo? E não é grande coisa... Ele cala-se quando achar que sim e pronto! Experimentei tudo com a minha do meio e de facto, acho que só se calou no dia do baptismo. Se foi o Espírito Santo a ajudar [:o) ou o facto de ela ter ADORADO a cadeira XPTO que o padrinho lhe ofereceu, o facto é que tudo passou de um dia para o outro, aos 3 meses e 1/2... e foi nessa cadeira que ela adormeceu todas as noites e onde dormiu belas folgas ( nome alentejano para sestas...) até ter tido que partilhar a dita cadeira com o mano mais novo! Até esse dia, tive de me desenrascar, inventei 5000000 estratégias, conforme me iam ocorrendo, mas tinham (in)sucesso pontual, nada que valha partilhar...acho ! Tu és forte, aguentas! :o))

    ResponderEliminar