segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ainda sobre a privação do sono

Andei aí umas noites a levantar-me 4 vezes por noite.
Juro.
Até parece que temos um recém-nascido cá em casa.
Ele é xixi, ele é vem para a nossa cama, ele é quero o ó-ó, ele é "não quero estar aquiiiii" (a minha favorita, às 4h da manhã).
Esta última noite foi menos má, mas a vida está claramente a tentar fazer-me mudar de ideias em relação ao co-sleeping.
Sem sucesso, que eu cá continuo a gostar de dormir apenas a 2, mas já estamos num ponto tal que quando dormimos só a 3 até é na boa. A 4 é que é o caos total.
O Tê já passa metade das noites no sofá, eu nem desfiz a cama-cambalhota de quando o meu sobrinho cá dormiu no sábado porque tenho a certeza que uma noite destas me vai ser útil.

Eu sei que são fases, eu sei que é cíclico (até já deu para perceber que é sempre nesta altura do ano), mas foge que isto não mata mas mói, chiça!



9 comentários:

Cartuxa disse...

O teu organismo vai habituar-se...o meu funciona em piloto automático, nem me perguntem o que fiz de noite que eu não sei explicar! Mas sou suspeita porque sou adepta do co-sleeping...e sempre doemi mais rápido do que vocês, manas. Mas o tempo passa a correr, em menos de nada terás a cama so pra dois novamente, relax!

Mary QA disse...

O problema cá de casa é que não temos camas alternativas - só de grades.
Quanto a ti,se queres que te diga, estás a dar cabo da tua rica saúde porque não dormes nada de jeito desde 1996. True story. Nessa altura eras jovem mas agora és menos jovem e qualquer dia arrebentas de vez. Não sei como aguentas, mas acho sinceramente que estás a abusar.
O sono deveria ser feito todo de seguida, porque tem diferentes ciclos, quando interrompes estragas tudo e o corpo não recupera. Acredita em mim.

Cartuxa disse...

Credo! Quem te oiça há de pensar que sou uma a) mártir, b) louca... nada disso! Eu dormi mal de 1996 a 2003, sim, com um período terrível desde o final de 1999 até ao verão de 2000, mas hoje, mas de resto nada disso que pintas, que exagero! E eu não tenho a mesma necessidade de dormir que tu tens! eu durmo que nem uma pedra assim que deito a cabeça, depois ele chora, levanto-me em piloto automático porque estou convencida que não chego propriamente a a cordar, enfio-o na nossa cama e continuo a dormir ferrada, não há pontapé que me acorde! E acordo fresca que nem alfaces, por isso não me parece que esteja a arruinar tão gravemente a minha rica saúde... Ésw bastante animadora, deixa que te diga :P

P. disse...

Uiii, Mary está tudo bem??

Cartuxa, dou-te 2 dias de vida se continuas com essa vida de louca, tu és maluca, tu és inconsciente... tu ... tu...

Tás completamente velha, quando te vi pareceste com 80 anos.

Tenho dito.

Mary QA disse...

Bem Cartuxa, eu não estou em tua casa de noite para confirmar o que dormes ou não mas lembro-me de referires que em tua casa muitas vezes andavam todos a trocar de camas durante a noite - nunca acordavam todos na mesma cama onde tinham adormecido. E isto não era até 2003.
Já para não falar das vezes que ficas acordada à espera do teu mais velho que chega da noite às 2h ou 3h ou 4h e depois às 7h tens o mais novo acordado.
Acredito que nessa altura durmas lindamente um total de 3 horas!
Claramente não é suficiente, e o corpo é que paga.
Mas se calhar sou eu que preciso de dormir muito, também é possível.

Mary QA disse...

Ah e também me ocorrem umas temporadas que fazias noitadas a trabalhar até às tantas (mesmo), e nunca me lembro de ficares a dormir até ao meio-dia, até porque tinhas os miúdos contigo em casa.
Mas repito, se calhar sou eu que estou a exagerar, que 3 horas de sono para algumas pessoas chegam perfeitamente.

Cartuxa disse...

BEEEEMMMM!!! Com tudo isto, parece-me ser de louvar a boa disposição que me carateriza desde o abrir da pestana até ao seu encerramento...ou pobre do meu marido!! e da minha rugas de estimação! E Mary, eu acordava noutra cama, numa qualquer, é verdade, mas nem dava por que ia lá parar (estava a dormir!) e a minha mensagem de esperança é: been there, done that...still alive! Keep calm and get to sleep, please...

Mary QA disse...

Aaaaahhh... e eu nestes anos todos a admirar a tua resistência, sem saber como aguentavas tantas noites sem dormir decentemente, anos a fio e afinal é peanuts. Sempre a aprender.
Eu bem digo que devias ter um blog onde partilhas estas experiências, mas tu não acreditas...

(hoje dormi bem. O Tê obrigou a mai nova a adormecer na cama dela, foi um filme, mas lá conseguiu, e ela só veio ter connosco depois das 6h. O mais velho não veio nem acordou. Festa!)

Cartuxa disse...

Já vi que tudo o que digo pode e vai virar-se contra mim, pelo que I rest my case... às vezes é preciso dormir 3 horas para ter comida na mesa.