quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Ainda sobre o Sinterklaas

Hoje é o dia de se ir embora.
Diz que as crianças cantam canções de despedida (e há mesmo quem chore).

Diz que o cavalo do Sinterklaas tem de ser branco.

Diz que os Zwarten Pieten são pretos porque:
a) são turcos (também não percebi esta)
b) são os meninos que se portaram mal e por isso ficaram pretos (altamente sugestivo)
c) estão sujos de passar na chaminé

Diz a tradição que no dia 5 se dão presentes pequenos e simbólicos, e feitos em casa, e que nesse dia se fazem poemas em família dedicados ao Sinterklaas.

Diz que aos holandeses lhes faz confusão chegar a Espanha e não haver Sinterklaas, nem nada que se pareça, nem que nunca ninguém tenha ouvido falar nele.

Diz também que ninguém sabe muito bem quais destas versões são correctas, no fundo ninguém sabe de onde veio a história e as suas personagens.
Diz que é um mistério que fica por resolver.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não sabe apesar de ter o curso de História (da Arte, mas enfim) os turcos foram a grande ameaça à paz na Europa durante toda a época moderna. Por isso simbolizam tudo o que é indesejável. Por isso ainda hoje há muito boa gente que não os quer na Europa. Os turcos são o outro.

Tella disse...

Na França, o tal Sinterklaas chama-se Saint Nicolas e está acompanhado pelo "père fouettard" [tradução é pai que dá chicoteadas]. É uma figura sinistra, vestida de preto que dá chicoteadas às crianças que se portam mal. As crianças que se portam bem recebem um pão com chocolate. Lá na minha terra, no dia 6 de Dezembro, eles iam lá a minha escola. Era sempre um momento de euforia. Tinha medo de pere fouettard...é que os professores faziam "queixa" dos alunos e tinha sempre medo que fizessem queixas. No sábado seguinte, à tarde, Saint Nicolas percorria as ruas da vila em cima de uma espécie de treino e mandava rebuçados às pessoas que o seguiam. Eu ia sempre...era muito giro!
Obrigada Mary por me relembrar o Saint Nicolas e desculpa a extensão do comentário!
Bjs

Mary disse...

A questão que eu não capto é a ligação entre o serem assim tão pretos e virem da Turquia.
Apesar de serem o outro (e ainda hoje o são) da Turquia vinham muitas das riquezas que este país comercializava, a começar com as tulipas.
Tinham mais é que agradecer aos turcos, que sem eles não havia restaurantes baratos, nem turks pizza, nem padarias de jeito por cá!