domingo, 21 de setembro de 2014

E ao fim de 5 dias na escola...

... o rapaz aparece com piolhos pela primeira vez.

Enfim.

(e quem conseguiu ler este post sem coçar a cabeça ganha o prémio!)

14 comentários:

Naish disse...

E tu, já tens também?!

Já ouvi falar de piolhos em 3 sítios diferentes nas últimas semanas... deve andar aí praga!

Tella disse...

Cá na escola também há uma praga disso! Que medo!

Mary QA disse...

Sim, diz que é a época deles... agora e no resto do ano também...
E sim Naish, claro que eu também apanhei 1 ou 2 :(
Ontem à noite houve exterminação implacável, e agora penso que vai ter de haver manutenção uma vez por semana cá em casa... vai ter de entrar nos hábitos.
São minúsculos, quase invisíveis, e ninguém notou que ele andasse a coçar a cabeça demasiado, por isso... bem podiam andar aí que nós nem davamos por nada...
Quem deu por isso foi o meu sobrinho, que é talvez a criança que mais piolhos apanhou durante toda a vida...

mãe de 3 disse...

O mês de Setembro é típico para aparecerem piolhos, porque com as primeiras chuvas eles refugiam-se nas cabeças dos miúdos e o regresso às aulas vem dar uma ajuda...

mãe de 3 disse...

Acho que a irmã já o ultrapassou!

Monja Beneditina disse...

Não queria deixar passar em branco esta oportunidade de te dar as Boas Vindas a esse mundo maravilhoso dos " parasitas externos que frequentam e colégio". É o que consta na comunicações que a minha irmã recebe do colégio do meu sobrinho. Não é lindo? Por cá passamos com um " mãe parece que há piolhos na escola!". Os meus nunca apanharam! E eu - OK, podes chamar-me doida Mãe de 3 - tenho pena. Quando a minha sobrinha apanhou uma praga de qualidade quase indestrutível A-DO-RA-VA tirar-lhos e matá - los. Podia passar horas naquilo!Tá claro que os pobres dos piolhos não sabiam no que se metiam e em três patadas a minha acabou com o festim. Mas ainda não perdi a esperança e é sempre com alguma voracidade que regularmente procedo à vistoria das cabeças cá de casa.

P. disse...

Rapaste logo o cabelo ao teu 1º?? Isso não resolve e ajuda?

Mary QA disse...

Monja, és bem vinda cá em casa na próxima praga.
P. sim, mas primeiro fiz o tratamento, porque não queria ficar com piolhos na máquina.
Fiz o tratamento com Stop Piolhos, passei pente metálico, no dia seguinte com amaciador de cabelo com sal (li na net) e no 3º dia outra vez com stop piolhos. Sequei-lhes o cabelo com o secador bem quente. Mudei as camas deles todos os dias, aspirei e passei a ferro o sofá, lavei as roupas e chapés que usaram nesses dias. Tenho posto água de colónia nos cabelos, que diz que previne. Mais dicas de quem sabe, aceitam-se.

Cartuxa disse...

O óleo de coco faz o mesmo que o stop piolhos sem conter químicos...parece que cabelo fica fantástico, macio e brilhante. Desde que comprei o pente ASSY, há uns bons 10 anos, deixei de ter essas preocupações. Assim que há uma leve desconfiança, vá de passar o pente na família toda durante uns dias. E tornou-se rotina passá-lo uma vez por semana, geralmente ao fim de semana, com tempo, para evitar sustos, just in case. Ainda por cima, o cabelo seca mais depressa no Inverno e fica super solto, até dá gosto. Eu que também só apanhei piolhos dos meus filhos, nunca em criança, fiquei adepta do pente metálico e uso-o todas as semanas. É um descanso mas ouvi dizer que está esgotado, agora impingem uma versão que eletrocuta a bicharada e custa mais do que o dobro do ASSY. :(

Mary QA disse...

Óleo de coco estava esgotado na loja inglesa... mas não sei se os mata.
O stop piolhos pode vir com pente metálico.
Li tb na net que se pode usar um pente fino passando uma linha interlaçada em cada dente.

Cartuxa disse...

Atenção que quando falo de pente metálico é o que tem os dentes com espirais, parecem umas cordas fininhas, não são os de dentes lisos. Faz toda a diferença! Os de dentes lisos que vêm com os champôs não os matam, apenas retiram os mortos. Este mata não só os bichos como as lêndeas porque esborracha tudo ( e retira, bem entendido) por entre as espirais dos dentes. ASSY sempre!! Não sei se dá para encomendar diretamente do Brasil mas recomendo vivamente!!

Monja Beneditina disse...

Estamos em presença de um autêntico tratado orientador de uma cruzada contra os piolhos. O pobres estão lixado!

Raquel Ribeiro disse...

Batalha combatida há 2 semanas. Ele é eu! Tb atuei de forma bem radical nos dois cabelos! Até vinagre usei diretamente no meu couro cabeludo! Bichos nojentos. Agora tenho stop piolhos repelente e Tb li a dica do perfume no cabelo.

mãe de 3 disse...

Ora bem, parece que há aqui confusões, por isso passo a explicar (mãe infelizmente muito experiente). O pente ASSY (o tal com os dentes espiralados) não mata os piolhos! Mas eles ficam presos entre os dentes, retiram-se e matam-se entre duas unhas. As lêndeas também ficam presas nos dentes do pente ASSY mas também têm que ser mortas entre as unhas porque senão vão eclodir no caixote do lixo ou no cano. O pente que vem com o Stop Piolhos não é tão bom como este, não solta todos os bichos como o Assy. O óleo de côco mata todos os piolhos, mas não as lêndeas. Mas o cabelo fica oleoso e por isso tem que se lavar várias vezes o cabelo com champô. Melhor estratégia: óleo de côco no cabelo seco, deixar atuar uns minutos, passar pente ASSY. Lavar a cabeça e voltar a passar o pente. Repetir nos dias seguintes. Também já ouvi essa história do perfume. No meu caso é mito. Não há nada que afaste os piolhos da cabeça dos meus filhos. Eles são atraídos de um raio de 3 kms ao redor das cabeças deles, não há nada a fazer. Só estar vigilante e ir passando o pente como diz a Cartuxa.