terça-feira, 8 de junho de 2021

Livro 10/35 2021

 

Segredos de Lisboa, de Inês Ribeiro e Raquel Policarpo

O ano já vai a meio, mas eu ainda não cheguei ao meio do meu desafio... Se incluísse aqui os catálogos e textos de curadores e artistas que tenho lido dava um avanço grande ao desafio, mas se ler faz parte do trabalho, acho que não entra no desafio de leitura - a ideia é incluir a leitura por lazer em algum momento do meu dia, e isso de facto tem ficado um bocadinho para trás - mas a ideia do desafio também é mesmo essa: fazer tudo para o superar (e nos últimos dias tenho andado a avançar bem na leitura 11).

Antes de fazer a minha reflexão sobre este, vou fazer o aviso: as autoras têm uma empresa que organiza passeios e visitas guiadas, com quem eu colaboro há alguns anos. São as duas arqueólogas e empresárias, excelentes comunicadoras e pessoas que muito admiro - entre outras coisas pela coragem de terem aberto o seu próprio negócio e de o manterem há mais de 10 anos, coisa tão difícil nos dias que correm.
Eu gostei imenso do livro, mas penso que qualquer pessoa que goste de História e das histórias da História, também vai gostar. 
Cada capítulo começa com uma história romanceada de uma determinada época passada numa zona de Lisboa, para depois nos explicarem os achados arqueológicos dessa mesma zona.
E assim percorremos a Lisboa de diferentes séculos, e ficamos com vontade de fazer os passeios para saber mais sobre estes achados.
Não sendo aquele livro que não conseguimos acabar de ler, lê-se muito bem. Eu acabei por demorar muito tempo porque se meteram outras coisas, no entanto parece-me que noutra altura o leria muito rapidamente de certeza.
Dei 5 estrelas, e recomendo.

Sem comentários: