segunda-feira, 14 de junho de 2021

Livro 11/35 2021

 

A História de uma Serva, de Margart Atwood

Na lista de livros por ler há mais de um ano, esta foi daquelas autoras de que muito ouvi falar no ano passado (aqueles fenómenos que de repente anda tudo a ler a mesma coisa à nossa volta).

Veio à baila quase por acaso em conversa com colegas (que tinham visto a série), e coincidiu no dia seguinte ir à biblioteca - o regresso pós pandemia - em que fui com as duas miúdas num compasso de espera pelo jogo de futebol do mais velho. A ideia foi buscar livros para eles, e fui só num instante quase sem tempo buscar um para mim - comecei na prateleira da letra A e dei de caras com este, nem hesitei.

É de facto uma história brutal, sendo que foi escrito em 1985, eu pensava que era bem mais recente. Muito perturbador e inquietante, com assuntos tão na ordem do dia: feminismo, direitos humanos, extrema-direita, liberdade, verdade.
Já li este ano um livro da mesma autora, e a fórmula é a mesma: uma distopia, que parecendo distante, pode estar bem próxima, e onde a ilusão e a realidade se confundem.
Está muito bem escrito, daqueles que apetece pegar e ler em qualquer lugar - andava um bocado a engonhar com os livros anteriores mas este li-o em duas semanas, foi bom para regressar ao meu ritmo.

Dei 5 estrelas e recomendo muito.

Sem comentários: