quarta-feira, 4 de abril de 2012

Livros ou O Fim das Mudanças

Finalmente tenho todos os meus livros reunidos sob o mesmo tecto, espalhados há 6 anos atrás por diversas casas de familiares guarda-livros - nomeadamente os meus pais, a minha irmã e os pais do Te (que ficaram com a maior parte)
4 anos depois do nosso regresso da Holanda, trouxemos os meus últimos livros que tinham ficado na minha antiga estante em casa dos pais do Te (a estante ficou, para albergar brinquedos).
Andávamos a adiar e adiar, com uma preguicite aguda que só visto, e depois de já termos trazido tudo de casa dos meus pais (que se mudaram também entretanto) e de casa da minha irmã (que ficou com uma estante mais pequena), foi a vez de trazer os últimos exemplares para casa.
No fim-de-semana fomos comprar 2 estantes ao Ikea (não tenho móveis de outra loja), numa cena tipicamente nossa.
Fomos directos às estantes mais baratas, que tinhamos visto no site - já aqui referi que ninguém compra móveis mais rápido do que nós - mas quando chegámos a casa, uma tinha defeito e à outra faltava uma peça. Ainda tentámos montar uma (com a peça que faltava da outra), mas não conseguimos acertar com a parte de trás, que não entrava na calha como nos desenhos.
Tivemos um ataque de nervos com aquela porcaria, que era sempre a mesma coisa, vamos sempre pelo mais barato e depois dá nisto.
Toda a razão.
Se as estantes são para durar, mais vale investir numa coisa melhor.
Dia seguinte, de novo rumo ao Ikea, para trocar as ditas.
Resolvemos gastar um pouco de tempo a analisar todas as hipóteses, em vez de fazer o que fazemos sempre de agarrar no 1o que aparece e fugir dali para fora. Munidos de lápis e fita métrica vimos todas as estantes, uma a uma.
Comparámos, medimos, imaginámos diferentes cenários.
Acabámos por trazer na mesma as mais baratas (iguais às do dia anterior), com fé que tinha sido um azar, e que desta vez íamos conseguir montar tudo, sem tábuas lascadas, peças em falta ou partes de trás que não encaixam.
E assim foi.

Quanto aos livros, passa-se um fenómeno estranho.
Quando a mãe do Te os tirou da estante, onde estavam todos encafuadinhos, parece que se multiplicaram por 10.
Numa simples estante com 8 quadrados cabiam caixas e caixas de livros, que ocuparam o corredor, o chão do quarto e ainda a entrada de casa.
Trouxemos tudo para nossa casa, e mal conseguíamos andar no corredor, com caixas de livros por todos os lados (e muitos livros e dossiers à solta).
Pensámos que nunca iriam caber nas estantes que comprámos e que teriamos de usar algumas prateleiras que temos livres na sala.
Quando os comecei a colocar nas estantes parece que acaba o efeito do fermento, e encolhem outra vez como a Alice no País das Maravilhas.
Couberam todos, e ainda sobraram 2 prateleiras.

E pronto, agora sim, todos os meus objectos estão em minha casa, e a mudança - 1 ano e meio depois de iniciada - ficou assim, finalmente, concluida.
6 anos depois da nossa partida podemos dizer que fechámos de vez este ciclo.

Sem comentários: