sábado, 28 de novembro de 2020

Livro 25/53



 Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo, de Haruki Murakami

Já li dois livros deste autor, e consigo ter dele uma opinião formada - estão sempre ali no limite entre a fantasia e a realidade - mas este não tem nada a ver.
O escritor começou a escrever depois de ter sido proprietário de um clube de jazz durante anos e anos - e foi assim uma decisão súbita. Apercebendo-se do sedentarismo que a vida de um escritor implica, começou também a correr - tendo feito já mais de 20 maratonas, ultramaratonas, provas de triatlo e tudo o mais.
É um retrato muito pessoal, em que ele revela aspectos da sua personalidade que nunca adivinharíamos através dos seus livros, e outros que são tão óbvios que se vê de caras.
Sendo super humilde, é profundamente inspirador na forma como se empenha naquilo a que se propõe.
De uma forma muito simples e directa e sem uma ordem específica acompanhamos alguns momentos-chave das suas corridas, as maratonas que correram mal, os treinos que vai fazendo antes de uma prova importante, as coisas que lhe passam pela cabeça.

A corrida, como qualquer desporto, dá-nos ferramentas para enfrentar todas as outras áreas - é uma metáfora da vida, afinal.

Imagino que quem corra se identifique muito com muitas coisas que ele conta, mas mesmo quem não o faz não deixa de se identificar.

Gostei bastante, dei 4 estrelas, e recomendo.

Sem comentários: