segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Livro 15/35 2021

 

Raposa, de Dubravka Ugresic

Trazido também da biblioteca completamente a correr - estava nos destaques, ao lado de um outro que hei-de trazer noutra ocasião. Chamou-me a atenção o resumo que aparece na contracapa, se bem que não consegui enquadrar o livro nessa mesma descrição.
É um livro que não consigo classificar, pois não se trata de uma história corrida, com princípio meio e fim - são várias histórias e várias críticas a outras histórias, também histórias dentro de histórias e ainda o outro lado de outras histórias. 
Temos a Jugoslávia e a atual Croácia, temos uma guerra e as suas consequências, temos o passado mais distante e o presente, a viúva de um escritor famoso, um desativador de minas, um casa perdida no meio do nada, uma sobrinha pré-adolescente e temos a simbologia que a raposa assume em diferentes contextos e culturas.
Com tanta variedade, houve partes que li de enfiada e outras que andei a engonhar. Tenho a certeza que há inúmeras referências literárias que me passaram ao lado, e com isso perdi bastante do livro.
Dei 4 estrelas, que são 3,5, mas não o recomendo a toda a gente.

Sem comentários: