segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Feriado, ou talvez não

Era uma tristeza na Holanda. Ia trabalhar confiante de ser um dia igual aos outros, ligava o messenger e nada... as horas passavam e ninguém aparecia, até que ao fim de um tempo me apercebia que era...feriado!
Foi assim durante 2 anos.
Lembro-me especificamente de dois desses feriados.
Um foi exactamente o 1 de Dezembro (ou seria 8?) em que estive ao telefone com a mãe Sousa um bom bocado (até vim cá para fora para as escadas), e só depois de achar estranho ela estar tão relaxada ao telefone assim a meio da manhã é que percebi a razão.
Outro, menos agradável, foi num 5 de Outubro, em que depois de um dia inteiro sem receber uma única chamada de Portugal (que costumam ser poucas já por si) toca o telefone as 17h29. Era uma menina tuga no conforto do seu lar (ouvia-se um bebé a palrar e o cão a ladrar ao fundo) a querer saber não sei quê sobre o seu auricular de computador, e nunca mais se calava. Perdi o comboio e cheguei a casa muito mais tarde só porque ela, a curtir o seu feriado, não se lembrou de ligar mais cedo.

Quando me contactaram para voltar a trabalhar desde Portugal, a questão dos feriados foi das primeiras coisas que nos lembrámos. Acho que já aqui referi que a Holanda tem apenas 6 feriados, 4 dos quais em dias seguidos dois a dois (25 e 26 de Dezembro, e Domingo e 2a de Páscoa).
Na altura, quando ainda estavamos em negociaçoes, eu dizia à boca cheia que ia exigir os feriados de Portugal, que eu me encontro inserida nesta sociedade e não na de lá, que não faria sentido viver cá como vivia lá, blá, blá, blá. Estava bom, e desceu depressa (o sapo que eu engoli).

E de modos que é isto, 1 de Dezembro e eu aqui a trabalhar.
E não fosse ser 2a feira às 9h da manhã e estar um silêncio sepulcral na rua, eu nem notava.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem uma certa piada pensar que o people não está no messenger por NÃO ser dia de trabalho... Não devia ser exactamente o contrário?! Vão trabalhar ao feriado , façam como ela!Redimam-se do tempo investido no messenger ou Hi 5 e desinvestido no Excel...