quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A vida social

O rapaz não sabe bem como reagir em eventos sociais.
Fica cansado do colo e da cadeira, grita e berra, não mama nada de jeito, dá-me murros e pontapés e basicamente deixa-me sem saber o que fazer - e, lá está, à mercê dos bitaites alheios.
Em Dezembro fomos a um lanchinho em casa de um amigo que me deixou traumatizada. Fica todo exaltado com a criançada, fica sem saber o que quer e às tantas dei por mim fechada no quarto com ele a tentar adormece-lo, e basicamente a perder toda a festa. Para isso ficava em casa!
O Natal e o fim de ano ainda assim correram bem, mas porque resolvemos levar a alcofa onde ele dorme durante o dia - o que não se revelou nada prático nem seguro no carro, já que a criatura vai todo o caminho a espernear e a gritar.
Nos almoços de família repete-se a dose. Dorme 5 minutos no ovo no caminho, e chegados ao local abre a pestana e não há quem o adormeça. Ou há, mas por pouco tempo. Só quer estar ao colo mas de pé a ver tudo o que se passa, e que nem nos ocorra mete-lo no ovo novamente. Quando damos por ele está completamente podre, nem ele sabe o que quer quanto mais nós. Ou por outra, sabemos que quer a caminha dele.
Seguindo esta lógica propus que o lanche de amigos de Janeiro fosse cá em casa, pensando que seria mais fácil ele ficar confortável. Wrong.
Agita-se com a malta miúda e grauda, dormiu na cama dele 5 minutos, chora desalmadamente em vez de mamar (ainda que eu estivesse sozinha no quarto com ele) e esgota-me a paciência. Para mim ainda foi pior porque ao menos na casa dos outros não tenho de me preocupar com os pratos e copos e se há sumos no frigorífico (se bem que a malta é auto-suficiente e já conhece os cantos à casa, mas ainda assim...). O evento passou-me literalmente ao lado. Só já altas horas da noite, com apenas 2 ou 3 resistentes é que ele lá acalmou, mamou como os bebés devem fazer e me deixou comer qualquer coisa.

A verdade é que já na barriga ele reagia bastante quando estavamos fora de casa - só que na altura ficava quieto e calado, exactamente quando toda a gente queria que mexesse para sentir a barriga...

E este é mais um item que pode vir a entrar no tema "este filho não deve ser nosso" - o rapaz ou adora ou detesta eventos socias.
Indiferente não fica, vamos ver qual das duas será.

Sem comentários: