segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Livro 20/53


 

1Q84 vol.1, de Haruki Murakami


Li o Kafka à beira mar do mesmo autor quando viva na Holanda, em inglês. Apesar de ter gostado muito, senti que foi um livro difícil de ler numa língua estrangeira (por muito à vontade que eu esteja com o inglês). Também achei o livro tão diferente e "fora" que demorei a digerir. Alías, ainda hoje há imagens do livro que me assaltam de vez em quando.

Em 2013 uma amiga ofereceu-me este 1Q84 (penso que na altura tinhamos falado do Kafka à beira mar) mas eu precisei de tempo até pegar nele. 7 anos, para ser mais precisa.

Cada coisa no seu tempo.

Gostei, mesmo muito. 

Tem uma estética completamente japonesa, as personagens têm profundidade, o ritmo está bem encadeado, e a mistura fantasia/realidade está, na minha opinião, na dose perfeita - sendo uma história "fora", não é tão "fora" que não nos consigamos relacionar.

É o primeiro volume, e deixou vontade de ler os restantes - até porque (alerta spoiler) o livro não termina na última página, e fica tudo por saber.

Dei 4 estrelas, que são 4.5. Recomendo, se bem que acho que nem toda a gente terá a mesma opinião.

Sem comentários: