segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Livro 21/53

 A Papisa Joana - Livro - WOOK

A Papisa Joana, de Donna Woolfolk Cross

Herdado da minha mãe, já lido pelas manas que tinham gostado - a quantidade astronómica de livros naquela casa era uns 80-20 entre os dois, mas ainda assim havia bastantes da minha mãe.

É uma história que me parece importante de ser contada, independentemente de ter ou não existido uma mulher papisa na História da Igreja. O livro é um excelente relato da sociedade europeia do séc. IX, naquele pós esplendor romano e carolíngío, tempoa de instabilidade, insegurança, e principalmente injustiça contra as mulheres. Que mais não fosse o livro é um manifesto feminista quase obrigatório, pois as mulheres da época eram privadas de tudo, e não tinham mesmo direitos nenhuns (passavam de propriedade dos pais para os maridos). É um livro importante por isso.

O resto, achei um pouco romanceado, a puxar ao filme de Holywood.

Dei 3 estrelas, são 3,5 na verdade, mas às tantas já me apetecia acabar com este ambiente medieval.

1 comentário:

Cartuxa disse...

Marcou-me nesse livro o teste de aferição às capacidades da bruxa...ou não era neste?! Agora tenho dúvida!