terça-feira, 27 de outubro de 2020

Livro 24/53


 

A Rota da Porcelana, de Edmund Waal

Desde que soube da existência deste livro que o queria ler, porque li outro do mesmo autor que adorei (mesmo!), mas tinha vindo a adiar por não haver na biblioteca e não ter quem me empreste.
Comprei-o na feira do livro deste ano, com direito a desconto simpático.

O autor é ceramista, e o livro é assim uma espécie de prova do seu amor pela porcelana. Faz uma viagem a sítios importantes na história da porcelana - China, Alemanha e Inglaterra - e vai desenrolando episódios importantes sobre este material que teve uma importância brutal na História mundial. Despertou paixões, desenvolveu indústrias, estableceu relações entre povos.

É um assunto que me interessa, e muito, no entanto até para mim achei que por vezes o tema era maçudo e pouco apelativo - demorei muito mais do que pensei que fosse acontecer. Também a parte mais interessante, a meu ver, são os primeiros capítulos (passados na China), por isso passada essa parte não voltei a sentir tanto entusiasmo.

Dei 3 estrelas e assim de repente só me ocorre que o recomendaria a uma pessoa, que é também a única que já o leu.

1 comentário:

Cartuxa disse...

O meu marido deve gostar, tem lido imenso sobre porcelana ultimamente!