sexta-feira, 22 de maio de 2009

Estes últimos dias

...sugaram toda a minha energia, mas correu tudo muito bem.
Ao contrário do esperado as minhas amigas adoraram tudo o que se passa por aqui (leia-se na Parede e arredores) e quase ignoraram Lisboa.
No fim-de-semana demos aquelas voltas que referi anteriormente. Na 2a meti-as no comboio para Lisboa, foram ao Museu Berardo e andaram no 28 e resolveram regressar rapidamente para junto do mar, informando-me que queriam passar o resto das férias na praia da Parede!
Eu fiquei de boca aberta, obviamente.
A praia da Parede funciona para mim como a piscina de casa dos meus pais. Dada a proximidade é aquela praia onde sempre fui, chegando a sair de casa apenas de fato-de-banho e toalha ao ombro (e sandálias de plástico para andar nas rochas). Eu adoro, e é a minha praia mas compreendo que não seja assim para quem não viveu ali toda a vida. Avisei-as para não terem grandes expectativas, que era uma praia minúscula e sem graça nenhuma, mas para elas foi amor à primeira vista. O facto de terem levado comigo a falar tantas vezes nela quando estava na Holanda despertou-lhes o interesse e a curiosidade, e a realidade veio apenas superar a expectativa. Adoraram as rochas, o cheiro, as inúmeras espécies que ali moram, a lama curativa, tudo. Na 3a feira veio um outro amigo portugues de Amsterdam passar o dia com elas, de carro, e mal pos os pés na praia da Parede sugeriu logo irem para um sítio melhor. Elas lá foram com ele para o Guincho e praia Grande, mas super contrariadas! Na 4a passaram o dia por lá, e ontem, depois de um passeio rápido pelo Chiado e Baixa, fomos passar o fim de tarde no areal da Parede como se de um paraíso se tratasse! Houve mesmo quem chegasse a perguntar no bar se aceitavam empregados que não falassem portugues!
No entretanto ainda houve tempo para visitar a praça da Parede (também adoraram!), a Madeira Shop, fazer uma espécie de romaria de jantares para que conhecessem toda a gente (ficando sempre alguém por conhecer, claro).
Foram daqui com um bronzeado invejável (mesmo para mim!), com a barriga cheia de mariscada e bacalhau, e muitas fotografias à beira-mar.
E várias vezes referiram que agora sim, compreendem porque voltámos.
Vão de certeza voltar mais vezes.

6 comentários:

Naish com boa memória mas repentinamente enjoado disse...

E não viram aquelas míticas septuagenárias gordíssimas, de fato banho pela cintura, com o busto farto sofrendo de gravidade aguda??!!
Um clássico da Praia da Parede, pelo menos nos "meus tempos"!!!

Beldade paredense disse...

Mas isso é very typical!

P disse...

Bem se vê que na Holanda não há praias!!!

Qual Guincho, qual Praia grande, qual caraibas? PAREDE FOREVER!

sofia disse...

Eu gosto da Parede mas a praia grande ou o guincho põe-na a um canto. Isso é que foi uma lavagem cerebral!

Mary disse...

Garanto que não foi lavagem nenhuma, já que eu baixei as expectativas ao mínimo antes de elas chegarem, no entanto percebo que quem não tenha uma ligação afectiva com a praia da Parede prefira outras paragens. Elas também foram ao Guincho e à Praia Grande, mas o que disseram foi que essas praias encontram-se noutros sítios mas como a da Parede não!

Fã incondicional disse...

Bem feita! Naish, amigo, as septuagenárias do teu tempo já há muito k estão a fazer tijolo... Afinal, se tu já és quase adulto,se eu estou quase a ceder à lei da gravidade, elas de certeza que estão quase a a sair pela boca dum vulcão, após prolongada estadia subterrânea. Há quantos anos não vais lá com olhos de ver?