segunda-feira, 4 de maio de 2009

O assunto do momento é

...o nome da nossa criança.
Vivemos num mundo cada vez mais stressado, e se dantes a gravidez se fazia sem sequer saber o sexo, agora logo na ecografia das 12 semanas (em que o feto tem, para quem não sabe, aproximadamente 6 cm) as pessoas começam logo a querer saber se vem menino ou menina, para depois perguntar, já se sabe, qual o nome escolhido.
A questão dos nomes é um assunto delicado.
Toda a minha vida soube exactamente quais os nomes que queria para os meus filhos. São aquelas brincadeiras de miúdas (acho que os rapazes não fazem isso) de escolher os nomes antes mesmo da adolescencia.
Ora pois que estava tudo perfeito não fosse a outra metade desta equação dos filhos ter uma palavra (ou várias) a dizer: por uma razão ou por outra o Te chacinou os nomes escolhidos.
Claro que ao nome que ele acha piada, quem não acha piada sou eu!
Há casais em que é a mulher a escolher o nome, muitas vezes aquele nome que vem da infancia e das brincadeiras com as amigas, que o marido aceita e fica resolvido.
Há casais em que cada um escolhe um nome ou de rapaz ou de rapariga, e quando se sabe o sexo fica também resolvido.
Há outros casais, como nós, que querem escolher um nome que seja perfeito para os dois. Para mim já nem fazia sentido escolher o nome que trouxe da infancia, quando nem sequer conhecia o Te.
Tudo muito bem, não fosse o caso de não estarmos a conseguir chegar a um consenso.
Já passámos da fase de "nenhum nome é bom demais para o nosso filho", para a fase "qualquer nome está bom, quero lá saber, pode ser esse". Está tudo em equação, desde o simples João e Maria, aos originais Neo, Trinity, Lucifer, Mister Myagui e por aí fora.
No entretanto vamos conferenciando com as outras grávidas, e debatendo o assunto em quase todos os eventos sociais, e riscando/acrescentando nomes à nossa lista.
Sei perfeitamente que um nome tem muita importancia. E sei que depois de nascerem as crianças são apelidadas de tudo quanto há - o Guga, o Fred, a Guida, a Cuca, etc... - e por vezes até os pais se esquecem do verdadeiro nome dos filhos.
Também sei que o que é nosso às nossas mãos há-de vir parar, e o mesmo vai acontecer com o nome do nosso baby.
Por enquanto, e porque esse nome já está mais do que decidido, é apenas o bebé Santos.

18 comentários:

P disse...

eu voto em: Mister Myagui. sei lá, gosto.

Cá são todos Bentos disse...

Eu voto na fusão! Tiagana ou Marianago!Santos, pois claro!Antes de passar pelo mesmo, a escolha nunca foi pacífica cá em casa, eu achava que conhecia o meu marido. Nessa fase, surgia cada nome que me fazia duvidar!Ele pensou o mesmo, claro está... O que é facto é que hoje não me vejo ser mãe de nenhuma criança com os nomes que eu pretendia na altura! Ou seja, ele tinha razão...

Outra mãe experiente disse...

Dica: técnica usada na escolha do nome do nosso filho mais velho, uma vez que o consenso, pelos vistos "doesn't run in the family": cada um escreve lista de 5 nomes possíveis (incluir mister Myagi, sem dúvida). Cada um risca, com parcimónia, na lista do outro aqueles dois ou três nomes que não dá mesmo para deixar passar. Os que sobram são o consenso possível. Vão para um saco. Pede-se a alguém imparcial (velhota que está a passar na rua, ou isso) que retire um nome. Esse é o escolhido. Foi assim que escolhemos o nome do nosso filho mais velho. Alguém imagina que ele devia ter um nome diferente?

Naish disse...

Calculo que a conversa seja chata de repetitiva, mas quando quiseres tenho excelentes sugestões!

Naish disse...

Outra mãe experiente: desceram 6 andares à procura de uma velhota na rua?!?!

sofia disse...

lucifer, no dia do baptismo ia fazer furor na igreja!! (se fosse baptizado, claro!)

Ricardo disse...

Bono Vox acho que era uma boa opção! Ou The Edge...

Anónimo disse...

Naish, e se passasses a dar sugestões à tua mulher? era mais divertido.

Tella disse...

Eu tb tinha nome escolhido ha´muitos anos (pedro). Fizemos uma lista de cinco nomes cada e o nome coincidente seria escolhido. Resultado: nenhum em comum e o Tiago surgiu qdo estava a corrigir o teste do Tiago D. do 7ºD e disse ao Miguel: "olha e se fosse Tiago como este rufia que cá tenho..."
Ele há coisas inesperadas que...

Tella disse...

Sei que não me pediste nada mas apeteceu-me contar a minha história!lol
é que sou chata nessa coisa de maternidade...Vais levar comigo, vais...

Naish disse...

Caro anónimo/a: a minha mulher e eu não precisamos de sugestões "derivado ao facto" de não estarmos grávidos.
Obrigado.

Mary disse...

Já tentámos essa da lista de nomes, mas sem sucesso, acho que só mesmo depois de saber se é rapaz ou rapariga vamos tomar a nossa decisão, porque por enquanto não nos levamos a sério!
Tella: acho muito bem que partilhes as tuas histórias! E tal como o nome Tiago veio ter contigo, o nome do baby Santos também há-de vir cá parar!
Naish: venham daí essas sugestoes (mas podes guardar algumas para ti, podes vir a precisar!)

mt disse...

Engraçado...nunca tivemos esse problema! Se fosse rapaz... era o nome do pai/avô (obvio!). Não foi nunca mas pronto.. Se fosse rapariga... foi mt fácil, nunca houve a mais pequenina discordia. Estão traumatizadas com os nomes?!

de novo a mãe experiente disse...

Sim, eu estou!!! Não, mas connosco também a celeuma foi com o nome do rapaz, com as raparigas não houve lugar a discussões e foram dois nomes muito consensuais, desde antes de engravidarmos. Por isso, Naish, vai aprendendo e começa já a discutir com a patroa quais os nomes dos rebentos, mesmo que a cegonha só os traga em 2013. Nada como estar prevenidos...

P disse...

Naish, gosto da ideia do anónimo, se fosse no facebook, punha like this!
Mas há tempo para tudo e é mais giro os primos todos da mesma idade...

Os nomes discutem-se antecipadamente, mas só às vezes! Nós que não somos casados, puxámos o tema e a M do P, vira-se e diz que é óbvio que terá de ser Bartolomeu... desisti logo, e disse que depois falavamos (enqto corri para a wc mal-disposto).

Naish disse...

Não sei se 2013 não será ainda muito cedo! :-)

Anónimo disse...

queres passar logo a avô?

Naish disse...

Quero.
Ainda não sou suficientemente maduro...