terça-feira, 19 de abril de 2011

O post da praxe II: a amamentação

Nem nos meus sonhos mais loucos eu imaginei, ao escrever este post, que pouco mais de um ano depois estaria de volta às lides da amamentação.
Na altura houve alguém que me disse uma frase de que me tenho lembrado todos os dias:
" it takes two to tango"
Nada mais verdadeiro.
Enquanto mães podemos usar técnicas disto e daquilo, beber chás, usar cremes, colocar o bebé na posição A, B ou C ou o que se queira. Tudo isto resolverá apenas 50% da questão.
O bebé tem um papel essencial, e se os há que aprendem num instante, outros há que nunca chegam a conseguir mamar como deve ser.
Tal como eu previa, a estatística provou estar do meu lado, e depois de uma experiência dolorosa com o 1º filho, tenho agora a experiência de ter um filho que sabe mamar.
Não tem nada a ver.
Eu sou a mesma, com mais experiência, é certo, mas o acto de amamentar é completamente diferente.
A rapariga sabe o que tem de fazer. Não interrompe, não pára a meio para ver o que se passa, não chora, não esperneia, não pega-larga-pega-larga até à exaustão.
Chega à maminha, e (pasme-se!) mama! Isto para mim é uma total novidade!
Assim sim!

Dito isto resta acrescentar que mais uma vez confirmei que esta história da subida de leite está mal resolvida pela Natureza.
E a mim é uma fase que me custa a passar.
Fico com leite para trigémeos, mas só tenho um bebé.
Eu bem que massajo, ponho panos quentes, tiro com a bomba, massajo outra vez, e as amigas parece que ganham vida própria! Enchem, enchem, enchem, que mais um bocado e parece que vão explodir.
Não consigo dormir, não consigo quase pegar no baby ao colo, e vivo atormentada com a hipótese de a coisa bloquear de vez e eu ficar tipo Pamela A. mas cheia de dores.
Eu sei que dura pouco mais de 24 horas, mas ainda assim... acho escusado!
Porque não um aumento gradual da quantidade de leite, de acordo com as necessidades do baby? Não percebo...


2 comentários:

eu disse...

Ainda bem que desta segunda vez a amamentação está a ser mais fácil! Parabéns - pela menina, pela coragem no parto, e até pelo sucesso na amamentação. Para quem anda a ganhar coragem para se meter numa destas viagens, a experiência dos outros é importante.

Anónimo disse...

As variáveis são sempre muitas nesta parte da amamentação! E eles é que decidem. Nem sempre somos nós! Conselho: nesta primeira fase da subida de leite, não tirar com bomba. Estimula ainda mais a produção de leite. Bem sei que é preciso paciência, mas ir apenas tirando manualmente o excesso...
Parabéns!