sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sangue do cordão umbilical

Quando a minha cunhada fez o curso de preparação para o parto ficou a saber que em Portugal existe um banco público de sangue do cordão umbilical.
Da primeira vez não sabíamos da existência, mas aconselhados por médicos conhecidos decidimos não guardar as células estaminais no privado.
Por um lado, porque é bastante caro, por outro porque nada está provado quanto à eficácia das ditas, e ainda porque as hipóteses de poderem ser usadas na mesma pessoa são muito remotas. Uma pessoa guarda as células do seu filho, mas provavelmente não poderia vir a usa-las mesmo que necessite.
Claro que a medicina avança a cada dia que passa, mas neste momento achámos que não valia a pena.
Desta vez resolvemos então doar o sangue do nosso cordão umbilical ao Centro de Histocompatibilidade do Norte.
Creio que funciona da mesma maneira que as empresas privadas: contactamos o centro, preenchemos uns questionários, eles enviam um kit de recolha que levamos para a sala de partos, e depois do parto contactamos a empresa para o vir buscar.
E tudo gratuito, claro.
Segundo o site, a percentagem de utilização de sangue (e das suas células estaminais) ronda os 2 a 3%, ou seja, caso (bate na madeira 3 vezes) venha a ser mesmo necessário temos grandes hipóteses de o nosso sangue ainda lá estar.
De qualquer modo, podemos contar com o sangue de todos os doadores, desde que seja compatível.
E claro, quantos mais doadores, melhor...
Se doamos sangue e medula óssea para um banco público, de modo a poder ajudar quem dele precisar, porque não fazer o mesmo com o sangue do cordão umbilical?

2 comentários:

P disse...

Nós demos...

Falta post com uma referencia a mais uma vinda da cegonha em 2011!!

Cartuxa disse...

Eu também vou dar, a menos que o L resolva pregar a partida de nascer antes de me enviarem o kit...