quarta-feira, 29 de junho de 2011

O fim da eco-bola

Perto de dois anos depois da sua aquisição, não sei precisar há quanto tempo a comprei, acabei por "matar" a nossa eco-bola - a bola detergente - e decidi não voltar a comprar.
Não tenho nada de concreto contra a dita, mas sinceramente, não me apetece.
Sim, foram dois anos sem comprar detergente, mas não sei se isso se traduz em poupança, porque não tenho nem ideia de quanto se gasta em detergente de roupa.
A principal razão é que resolvi acabar com uma "guerra" provocada pela eco-bola cá em casa. O Tê, além de ser céptico em relação à dita desde o início, não gostava nada de ter a roupa sem cheirar a nada. Qualquer defeito na lavagem era culpa da bola, qualquer nódoa que não saía era culpa da bola.
Um dia destes apareceu roupa com umas manchas que me pareceram ser uma das esferas de cerâmica desfeita (mas também podia ser qualquer outra coisa que estivesse esquecida num bolso) e resolvi que mais vale acabar com a bola do que estar sempre a defende-la!
A par disso, porque uma desgraça nunca vem só, também deixei de usar o detergente e amaciador de roupa ecológico - uso apenas na roupa da baby girl até acabar a embalagem, depois logo vejo se volto a comprar ou se opto por um detergente normal de bebés.
Comecei a usa-los não só por uma consciência ecológica, mas também porque enjoei o cheiro do detergente da roupa na 1ª gravidez. Deve haver um componente comum a muitos detergentes, que faz com que até hoje não suporte esse cheiro. No entanto, também eu tinha saudades de ter a roupa com cheirinho a lavado. Detesto aqueles com cheiros fortes mas foi só uma questão de ir cheirando vários detergentes no supermercado e experimentar.
E sim, a roupa não fica melhor lavada, e há nódoas que continuam sem sair, mas pelo menos o acto de abrir a máquina e estender a roupa sempre é mais agradável. E fica um cheirinho a roupa lavada pela casa toda, que me agrada bastante também.
Eu sei que é um passo atrás no nosso caminho por uma pegada ecológica cada vez mais pequena, mas havemos de encontrar uma maneira de compensar a Mãe Natureza por esta falha...

8 comentários:

P disse...

Mary, quanto custou a bola? Um detergente grande dura anos.. posso dizer que desde Maio de 2010 que tenho o mesmo e ainda vai em 1/3... e custa prai 14€. (e se comprares esta semana no Continente ainda tens desconto de 50% no cartão!). O amaciador é que já vamos no 2º, e não faço ideia... mas financeiramente deve andar ela por ela... ecologicamente nada me prova que a bola é melhor ;)

P disse...

E para a média temos de dizer, que fazemos 4 máquinas por semana em média desde que temos F e 3 antigamente.

carolina disse...

:O Desconhecia essa eco-bola...

Naish, Irmão do P(orco) disse...

Benvinda ao mundo do que é-prático-e-não-atinge-níveis-insuportáveis-de-antiecologia.

eu contaria com duas embalagens grandes por ano. Uns 30 euros.

Se há quem tenha usado 1/3 num ano, é porque a roupa não deve tar grande coisa...

Mary disse...

Digam lá quais são os vossos detergentes. Acho 15 euros um abuso, e o tempo que duram tb - são embalagens gigantes?
Líquido ou em pó?

carolina disse...

Mary,
Acho que aqui no Québec também são adeptos dessa eco-bola. A empregada veio trazer toalhas e lençóis lavados e ZERO de cheirinho.
Sempre fui adepta da versão pó, marca Skip (às vezes mudava a 'especialidade'). No último ano, tenho usado mais líquido por uma questão de preguiça de carregar a caixa em pó e aí uso... Skip ou... Surf, acho que é esse o nome.

P disse...

Oh Naish, secalhar depende dos tamanhos da embalagem... a minha roupa cheira bem e está impecável. ou fazes mais máquinas, ou desperdiças pó!!
a minha embalagem é das maiores que existe, daquelas que até custa pegar do carrinho para o carro!!

Mary disse...

Carolina, a eco-bola é isto:
http://www.okoballportugal.com/

Uma amiga tb usa esse Surf e de facto cheira bem, acho que será a próxima aposta.
Essa das embalagens XXL agrada-me por durar muito tempo, mas não gosto muito de usar detergente em pó, além do espaço que ocupa a embalagem...
Tenho de pensar. It'a a new world!