segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Do Carnaval

Gostava de gostar mais do Carnaval.
Não porque não goste, porque gosto, mas porque acabo sempre por não fazer nada de especial.
E tenho pena.
Tenho boas recordações de outros carnavais.
Lembro-me da excitação de arranjar as máscaras na infância - sempre à ultima da hora, sempre com aquilo que tínhamos em casa, e sempre diferente do que era moda na altura. Com as roupas do baú da avó (até lhes sinto o cheiro, caramba), mais algumas fatiotas antigas (uma de criada e uma de saloia que rodaram todas as meninas da família), mais as roupas dos anos 70 da minha mãe, a festa ficava feita e era sempre um sucesso na festinha da escola. Lembro-me de me mascarar de D. Pombinha do Roque Santeiro (quando todas as minhas amigas foram de Viúva Porcina lol), e também de grávida, com um nenuco no carrinho e uma almofada na barriga (disfarce que se veio a concretizar no ano passado lol outra vez!).
E não esqueço um jantar em casa dos meus avós em que foram todos mascarados - adultos incluídos. Penso que aconteceu apenas 1 vez, mas nunca esquecemos.
Em adulta foram poucas as vezes que brinquei ao Carnaval, mas quando o fiz diverti-me à grande - ora a passar despercebida vestida normalmente e usando apenas 1 peruca verdadeira (e ninguém me reconheceu de cabelo preto, liso e de franja), ora com um vestido prateado e peruca azul num jantar a 4 super divertido que acabou numa festa improvisada à porta do restaurante.
No entanto, foram muitos mais os carnavais que me passaram ao lado, ainda mais porque desde 2006 que o passo a trabalhar.

Muita gente diz não ligar nenhuma ao Carnaval, como ao dia de S. Valentim ou à passagem de ano.
Que não gostam de festejar só porque aparece a data no calendário.
Ora, eu compreendo, mas não concordo.
Claro que nenhum destes eventos tem importância, mas eu gosto porque marcam a passagem do tempo, são dias especiais, fora do comum, que convidam a sair da rotina.
Muitas vezes passei estes dias sem fazer nada de especial (excepto na passagem de ano), mas muitas vezes basta um pequeno pormenor para marcar a diferença (mesmo sem gastar um tostão).

Assim sendo, aqui fica o plano para 2013 - começar a construir uma memória carnavalesca para a criançada cá de casa e quem sabe aproveitar para voltar a lançar estalinhos, papelinhos e serpentinas pelo ar!


Sem comentários: