terça-feira, 4 de junho de 2013

Os livros, como as séries

...querem-se com capítulos curtos, curtinhos, de acordo com a minha capacidade de concentração/disponibilidade de tempo actual.
Diz que é uma fase, que daqui a um tempo a capacidade de leitura regressa, e que poderei voltar a ler como antigamente. Não sei.
Conheço mães que deixaram de ler, de facto, mas outras que continuam a ler animadamente, com 1 ou 2 ou 3 filhos pequenos, inclusivé mais do que um livro ao mesmo tempo - que é coisa que nunca fiz nem nos meus tempos áureos de leitura, quando muito interrompo um livro para ler outro e regresso ao primeiro, mas aquela coisa de andar com um livro em casa outro na mala nunca foi a minha onda.
Mas a verdade é que tal como nos filmes (que só consigo ver aos bochechos) e nas séries (que tem de ter episódios curtos), neste momento o mais adequado são os livros de crónicas - capítulos pequenos, peças soltas, para ler num instantinho antes que o sono chegue.
E tenho pena da quantidade de livros que ando a perder, dos montes de livros novos que tenho para ler (há mais de 1 ano), e principalmente, da quantidade de livros começados e abandonados ao fim de 50 páginas, que é outra coisa que não tem nada a ver comigo - eu não saio do cinema a meio (quando ia ao cinema) e também não abandonava livros a meio, porque tenho (tinha) uma grande dose de persistencia, nem que fosse para chegar ao fim e dizer muito mal do livro em questão. Agora já perdi a conta aos livros que vou abandonando, que fico dias sem lhes pegar ou porque exigem demasiada concentração, ou perco o fio à meada, ou porque pura e simplesmente não me prendem minimamente.
Mas tenho saudades de ir de férias e ler 2 ou 3 livros. Saudades de ler na praia ou no comboio, de ficar a ler à noite depois do jantar, seja na varanda ou no sofá enrolada na manta.
Neste momento, é impossível. E posso-vos afirmar que os (poucos) livros que tenho lido nos últimos tempos leio-os nas minhas viagens a Amsterdam (no aeroporto e avião, no comboio para o escritório, eventualmente no café à espera dos amigos - ah vida boa!).

Mas continuo a adorar esta altura do ano em que entram livros novos cá em casa, ou nas idas à Feira do Livro, ou recebidos de presente de anos.
Adoro ter livros novos para ler. Nem que seja para os ler daqui a uns anos, quando já não forem novos.

Entretanto vou escolhendo livros que se adaptam a esta fase de leitura curta e rápida, com a capacidade de atenção de um passarinho.
Como o que está agora pousado na capa do livro de crónicas na minha mesa de cabeceira.


Sem comentários: