sábado, 16 de fevereiro de 2008

Ideias


Num dos primeiros livros que li este ano, "It's not how good you are, it's how good you want to be" de Paul Arden, comprado no aeroporto antes de ir para Lisboa no Natal , li uma frase/pensamento que pelos vistos me ficou a matutar e só agora o consegui digerir.

Ideas are open knowledge. Don't claim ownership.

Nestes últimos dias tenho andado dedicada ao tal projecto que falei aqui, e foi mais do que evidente a minha tendência herdada da minha formação em História - sempre a pôr citações, nomes das fontes, a tentar manter a ideia mas mudar a frase sempre com o fantasma do plágio a pairar sobre a minha cabeça, e também como o projecto não foi começado por mim, a tentar manter a autoria de uma parte e da outra para não ficar com louros alheios. Parei para pensar.

Não interessa.
As ideias, como dizia o Paul Arden mais à frente, não nos pertencem. Pairam no ar à procura de uma cabeça que as receba, ou então são geradas por outras ideias e outras e outras. A Isabel Allende também disse um dia que os livros dela já existiam por aí, e que ela se limitava a escreve-los. Têm vida própria, não são de ninguém.

Num trabalho académico há regras a cumprir que não têm necessariamente que se aplicar ao trabalho e à vida do dia a dia.

Chego à conclusão que passei demasiado tempo da minha vida a tentar deixar claro quem teve qual ideia, esta foi minha esta foi tua, e - o que é pior - a tentar não copiar a ideia de ninguém (se a ideia foi de X eu não vou fazer igual).

Se uma ideia for boa, tem mais é de ser aproveitada por toda a gente sem medo de estar a roubar. Uma coisa é manter uma ideia em segredo a bem do negócio, outra é reclamar a sua autoria, e tentar catalogar as ideias de acordo com quem as teve.

A um mês e meio de regressar a Portugal, e com a perspectiva de me dedicar àquilo que mais gosto de fazer, vou fazer o exercício de não reivindicar a autoria das ideias.
Com o tempo, depois de o conseguir fazer comigo, começarei também a deixar de atribuir a sublinhar a autoria das ideias que não são minhas.
Elas andam aí, e são de todos.

Dito isto, aqui há actualizações.

Sem comentários: