quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cartão Viva

Na 2ª feira, debaixo de chuva intensa, fui a Lisboa ter um dia quase perfeito: loja do cidadão. repartição das finanças e segurança social, tudo numa mesma manhã.
Mas não é disso que me queixo, até porque só recebi boas notícias.
Fui de comboio de manhã, pagando por isso os 0,50€ extra do cartão Viva, para ser carregado com as viagens de comboio e metro. Tudo ok.
Chegada ao Cais do Sodré, carreguei com uma viagem de metro, e lá fui sem problemas.
No entanto, entre uma coisa e a outra resolvi passar depois em Campo de Ourique, para reunir sobre as novidades da manhã.
Como não tenho módulos de autocarro (não sei se o termo ainda existe: módulos), e este é o melhor meio para lá chegar, aconselha-me a minha irmã a carregar o dito cartão Viva no método "zapping", ou seja, com dinheiro em vez de viagens, para que funcione também no autocarro ou eléctrico. Carregado o cartão com 2 euros, achei aquilo fantástico.
Passa o cartão no autocarro e mais noutro, e no regresso a casa também funcionou no eléctrico.
Digno de 1º mundo, rápido e eficiente.
Eis chegada a hora de regressar de comboio.
Mete o cartão na máquina da estação para carregar com a viagem de regresso.
Erro.
Tenta de novo.
Erro.
Mais uma vez.
Erro. Operação cancelada.
Dirijo-me ao balcão da estação, estava fechado (claro!).
Perguntei ao senhor do café se a máquina estaria com problemas, e ele respondeu que não, mas que, como tinha 0,30€ de sobra no cartão não podia carregar com viagens de comboio.
Ãh??
Debaixo da chuva intensa e com pressa de voltar, lá me decidi a comprar outro cartão (toma lá mais 0,50€) para comprar a viagem.
Dentro do comboio, o revisor confirmou. O cartão Viva, tão à frente e tão 1º mundista, não permite ter carregamentos de dois tipos ao mesmo tempo. Basta ter 1 cêntimo no cartão, que já não podemos carregar com viagens de comboio ou metro.
Pergunto eu, que vou a Lisboa de transportes uma vez de vez em quando, e que tenho agora dois cartões Viva a apodrecer na carteira (um dos quais com 0,30€ dentro), isto faz algum sentido?

6 comentários:

Cáti disse...

Lol... podias ter pedido emprestado um ou cinco cartões Viva que, como sabes, recebi de presente de Natal :)... Mas não, não faz sentido nenhum isso assim.

Mary disse...

Tb me lembrei disso de manhã quando comprei o primeiro...

Naish disse...

Manda-lhes um e-mail.
Não sou grande utilizador de transportes públicos - por desnecessidade - mas tenho ideia que têm mudado o sistema com alguma frequência, quero acreditar que para melhorar.
Com certeza que boas sugestões ajudam.

raquel disse...

Informo que os módulos já não existem... pareces o filipe... quando fui trabalhar para o meu novo emprego em Lisboa deu-me um módulo jurássico que tinha na carteira. Achei por bem informar-me primeiro para não fazer figuras...

Irmã (mal) aconselhadora disse...

Não faz sentido nenhum! É verdade! Mas como não costumo andar de comboio não tinha dado pela falha do sistema. Pergunta: se carregasses com mais 2 euros de zapping podias andar de comboio? Sempre era uma saída. Ou nem sequer te dá essa hipótese na máquina do comboio (o que eu suspeito)? De qualquer forma, eu e os meus filhos citadinos urbanos lisboetas e utilizadores de transportes públicos somos candidatos a receber de presente (como a Cáti) um desses cartões Lisboa Viva (o que tem 0,30€ de preferência, já agora...)

Mary disse...

Não, o cartão não permite ter carregamentos de dois tipos ao mesmo tempo. Basta teres 1 centimo que já não podes comprar viagens de comboio.
Agora não sei qual dos dois tem os 30 centimos, claro (só saberei quando tentar comprar viagens e não conseguir!), mas vou saber e dou-vos o cartão com 30 centimos de bom grado porque as poucas vezes que uso é para ir de comboio mesmo, que aqui na linha ainda não há metro, nem electrico e nos autocarros ainda se anda com módulos (é mesmo verdade, Raquelinha!).