terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pergunta natalícia para as mães com crianças pequenas (ou bebés grandes, como preferirem)

Criança pequena, 1 ano e quase 2 meses e árvore de Natal.
Qual a solução?

Como fazem nas vossas casas? A árvore fica inacessível ou optaram por decoraçoes que não de partem? E luzes, sim ou não?
E onde colocam os presentes que normalmente estão debaixo da árvore?

Fizemos a nossa no domingo. A minha ideia era este ano ignorar as bolas e ficar só com umas decoraçoes de madeira (mínimas, que de tão pequenas nem deve fazer mal engolir), as luzes, e uns guizos grandes, que fazem o papel de bolas, e que tiveram o maior sucesso.
O Te achou pobrezinha, e lá testou a resistencia das bolas, de são de plástico e amolgam sem partir.
Dobrámos os cantos dos ramos para o baby não conseguir arrancar.
Pensámos colocar a árvore em cima de uma mesa, mas quanto mais alto se sobe, maior a queda, e achámos melhor deixa-la no chão (não é grande, dá-me pelo ombro).
Resultado: agarra-se aos ramos para se por de pé ( o que prova que já se poe de pé quase sozinho, porque os ramos não lhe dão apoio nenhum), abana os guizos com toda a força e fica furioso porque não saem dali, ignora os bonecos de madeira (ou engole-os sem eu dar por ela, também é possível), arranca as bolas do casquilho que prende ao fio e brinca com elas pela sala toda, atira-se para cima da árvore para alcançar a bola/guizo que pretende.
A árvore balança, balança, mas até agora, não caiu.
Sempre pendurei pais-natais e sinos de chocolate na árvore, mas acho que este ano, vou passar...
Agora tenho a mesa da sala cheia de sacos com presentes, uns embrulhados, outros não, mas não me parece boa ideia po-los no chão em volta da árvore...

Como é nas vossas casas?

4 comentários:

Cartuxa disse...

Há decorações para a árvore em feltro ou cartão ( tipo Forever friends ou Peter Rabbit) nas tabacarias e papelarias que vendem essas marcas em que vale a pena investir pois pelos vistos este é o primeiro de vários natais com esse problema... Quanto aos presentes, esquece, atiras com eles para um quarto ou armário inacessível e finge que nem lá estão, a não ser que te apeteça embrulhá-los (e quiçá colá-los ou remendá-los ou substitui-los...)vezes sem conta até ao Natal. É impossível ele perceber que não estão lá para os abrir e no próprio dia ainda fica baralhado, sem saber se se zangam com ele por os abrir. Quanto à árvore, prende-a num canto qualquer, não vá cair-lhe em cima e trómatizá-lo...

Patrícia A. Tomé disse...

Olá,
Desde que nasceu o meu primeiro filhote, optei por fazer a árvore de Natal apenas com uns bonecos de peluche (uns pais Natal, uns Bonecos de Neve, uns anjinhos, umas botas, sei lá, várias coisas). Pelo menos partirem-se, não se partem e, por outro lado, não são fáceis de retirar, o que é um elemento dissuasor bastante interessante! As luzes mantive, pois árvores de natal que é árvore de Natal, precisa do belo do pisca-pisca, certo? Agora temos mais um babe, que tem agora 23 meses! No Natal do ano passado, a coisa até andou, porque ele, que ainda nem 1 ano tinha, não conseguia por-se de pé e mexer na árvore. Este ano, a curiosidade tem sido imensa. Optei por deixá-lo mexer ao início, pois como o fruto proibido é o mais apetecido, se eu não deixasse, ele mexeria à mesma, certo? Assim, se bem que de vez em quando lá se aproxima e toca nas luzes e tal, a verdade é que parece que aquele elemento estranho lá na sala já foi integrado na decoração da mesma e já não suscita uma curiosidade por aí além! Agora, verdade das verdadinhas, a decoração inicial nunca se mantém até aos reis! Pois quando vamos desmontar a árvore, é sempre uma surpresa com que nos deparamos. Para aléme das decorações que EU lá coloquei, pois que me saltam indios e cowboys, cavaleiros e gormitis e uns quantos animais também, mas... enfim, faz parte! Os miúdos devem achar fascinante aquela árvore como selva cerrada para brincar e esconder os bonecos, sei lá! é mesmo assim...
Bom Natal!

F. disse...

1 bola = 1 tapa na mão + 1 NÃO bem sonoro...

Isabel ML disse...

No ano passado o nosso pequeno tinha quase 1 anito, por isso decidimos fazer a árvore em cima de uma mesa pequena com os enfeites e luzes normais e os presentes à volta. Ele nem passou grande cartão. Este ano, com quase 2 anitos, fica maravilhado a olhar e diz que a árvore de natal "pica-pica" (pisca, pisca). Só uma vez quis tirar uma das bolas, mas eu disse-lhe pra não mexer, que a bola era da árvore de natal, e ele cumpriu.
Enfim, depende das crianças, né? O seu pelos vistos é bem mais atrevido! :)