terça-feira, 24 de junho de 2014

A ilusão da imagem

Mais uma vez esta coisa da imagem partilhada no FB, que é coisa que tem tanto que se lhe diga.
Uma ex-colega do colégio, que não vejo há 20 anos, praí.
Tal como eu, tem filhos com 1 ano e meio de diferença, tendo o mais novo agora 6 meses.
As fotos do 2º aniversário da filha mais velha parecem saídas de uma revista.
Ela linda. A festa impecável. Tudo a condizer, os meninos vestidos à altura do acontecimento. Ela, repito, linda, magra, bem penteada e maquilhada, com ar de ter tudo no lugar.
Eu, que já estive na situação (de ter filhos com estas idades) sei como me senti, e como estava eu nessa fase. Linda (como o sol), descabelada e gorda. (Mas muito feliz, atenção.)
Não partilhei fotos dos 2 anos do meu mais velho, porque não faz o meu estilo, mas eis o que iriam ver: eu gorda e esbaforida, a tentar adormecer a mais nova (que, guess what, não adormeceu até que todos saíssem de casa), a mais nova de pijama (porque ia dormir, lá está), o mais velho vestido impecavelmente mas de capacete do Noddy, o melhor bolo de chocolate do mundo (o verdadeiro, feito pela minha irmã) meio desfeito, com bonecos do Noddy espetados, todos os convidados com rosetas e suados porque a minha casa fica muito quente quando está muita gente, e a família, graçasaosdeuses, é grande.
E eu a sentir como se tudo me escapasse, a tentar ter controlo nas coisas, e a fingir que consigo ser tudo - mãe e anfitriã de festas - e sem conseguir fazer coisa nenhuma.
Será que ela também se sente assim?
Será que as fotos são no fundo, uma ilusão?
Será que eu se tivesses fotos assim, sem suor na testa nem pneu a sair das calças, nem miúdos despenteados, também as partilharia?
Fica a questão...

1 comentário:

Cartuxa disse...

Vem mesmo tudo da nossa cabeça... porque sempre que olho para vossas festas pelas fotos, e sempre que estou presente, acho que EU estou afogueada e tu sempre impecável!!Nas maratonas de dança familiares, é ver-me cada vez mais despenteada, mais afogueada e brilhante, mais despida... e tu sem te desmanchares, sempre penteada a dançar muito composta, de casaco vestido e copo na mão. Sinto-me sempre a «pouco soignée» expressão que as nossas avós repetiam à exaustão. E tento sempre disfarçar mas convicta de que só vocês o conseguem fazer! Ah,ah... Mas a sério, é muito mais giro ver um filho feliz de capacete do Noddy, do que assim assim impecável no seu fato novo. A foto das crianças no (pen)último casamento da família ilustra bem o que gosto mais: todos de igual, impecáveis, mas um de mãos nos bolsos, outro a coçar a barriga, outro a chuchar no dedo... felizes! Isso é que é importante: felizes! Este teu raciocínio faz-me lembrar quando era miuda e via a Hola em casa da avó. Ficava fascinada com as espanholas impecáveis acabadas de dar à luz, cheias de flores, bem penteadas e maquilhadas como se tivessem saído de um casamento e não de uma sala de partos. Quando cresci um pouco e tive os meus filhos, lembro-me de pensar: que horror! Se agora fosse espanhola e famosa, teria de estar em frente a um batalhão de fotógrafos, maquilhadoras e outros que tais, graças a Deus que sou apenas plebeia e nem faço parte do jetsetter!! Tudo depende do ponto de vista, mesmo!Ur beautiful sis, no matter what.