quarta-feira, 4 de junho de 2014

MFP - o regresso

A odisseia que foi, senhores...
No dia em que publiquei este post recebi um e-mail de uma leitora querida (que não costuma comentar, mas a quem deixo um beijinho de agradecimento) com fotos da sua máquina do pão, que disponibilizava por um preço tentador.
Olhando para as fotos percebi que não era bem o modelo que eu queria, já que a minha máquina tem duas pás e aquela tinha apenas uma.
Para vos exemplificar, a vós que sois leigos nestas coisas da panificação caseira, deixo-vos duas imagens em que se pode ver as diferenças no resultado final:
 Exemplo de MFP com duas pás
Exemplo de MFP com 1 só pá
(imagens encontradas na net)

Agora comparem os resultados dos pães.
O de duas pás fica com o aspecto de um pão de forma normal, com a crosta por cima, o de uma pá fica um pão alto, com uma crosta no topo, que ou bem que se corta na horizontal, ou bem que se corta na vertical  ficando fatias gigantes sem jeito nenhum.
Isto para dizer que na minha cabeça havia dois tipos de MFP e que seria só escolher.
Além disso, quando recebi a minha há 3 anos o que mais havia eram MFP em tudo o que era loja de electrodomésticos.
Recusei a máquina da minha leitora, e resolvi iniciar uma busca (rápida, pensava eu) por uma MFP com duas pás.
O drama, senhores, o horror e a tragédia.
Não sei porque raio, mas praticamente deixaram de existir. Fui a 3 ou 4 grandes superfícies, e duas lojinhas de bairro e nada - só havia modelos com 1 pá, e pouca oferta.
Sem eu saber os meus sogros já tinham andado na mesma busca e foram a outras tantas lojas, grandes e pequenas, e nada.
Só encontrámos uma única, mas custava 90 euros.
90 euros? Quanto pão é preciso fazer para compensar esse preço?
A razão pela qual se deixaram de fazer máquinas com 2 pás é coisa que desconheço. A máquina não ocupa mais espaço, e tem muito mais lógica fazer um pão na horizontal que na vertical, mas pronto. Fica o mistério.
Bem, se nas lojas não há, siga para as lojas em segunda mão, já que o que não falta por aí são pessoas com MFP paradas, usadas 2 vezes, ou nem isso sequer (coisa que eu, como sabeis, também não percebo, mas pronto).
Nova odisseia, novo horror, nova tragédia... andámos de loja em loja, e nada, só havia com 1 pá.
Houve mesmo um senhor que me disse que nem sabia que as havia com 2 pás, e que nunca tinham tido nenhuma... ora claro, quem tem a máquina com 2 pás fica com certeza satisfeito e não se desfaz da dita cuja!!!
Ao fim de muita busca, lá encontrei num cantinho abandonada, uma MFP fofinha, com 2 pás como eu queria.
Aleleuia!
O pormenor é que lhe faltava exactamente uma das pás (ah ah ah, a ironia!), mas como eu guardei as da minha antiga (graçasaosdeuses que me lembrei disso), não houve problema, e ainda me fizeram um descontinho. Trouxe a máquina quase ao preço que lhes custou a eles, e com 1 ano de garantia. Cash Converters têm uma nova cliente.
E a paz voltou ao reino da panificação cá em casa. Não há mais stress, não há mais congelador a abarrotar de pão, não há mais comprar pão caríssimo à última da hora.
A padeira (e a comilona de pão) que há em mim, rejubila.

(Disse-me uma das senhoras de uma Cash Converters que após alguns anos sem muitas vendas de MFP as ditas voltaram a ter grande procura, pelo que aqui fica o recado para quem as tem a ganhar pó na arrecadação - é uma boa altura de as vender)

2 comentários:

Tella disse...

e OLX, terias encontrado mais rapidamente, não?

Mary QA disse...

Era a próxima paragem, mas o risco de não funcionar é maior. E não tem garantia.