terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lisboa 10 anos depois

Sempre vivi na Parede, fiz a faculdade em Lisboa, e trabalhei em Lisboa durante apenas três anos - e há 10 anos atrás. Desde então, só vou a Lisboa em turismo e passeio.
Por variados motivos tenho ido a Lisboa durante a semana uma ou outra vez, e dou-me conta de 3 diferenças essenciais entre a Lisboa de 2005 e a de 2015:
  • em 2005 ninguém andava na rua a olhar para o telemóvel - aliás, não havia nada para ver no telemóvel a não ser sms's - hoje raras são as pessoas que andam na rua sem os olhos enfiados num.
  • em 2005 muito poucas pessoas andavam com a lancheira atrás - ou se andavam, disfarçavam. Não tinha havido este boom das lancheiras fashion, e a marmita ainda era olhada de soslaio pelos quadros mais altos das empresas.
  • em 2005 não havia pessoas a fumar à porta das empresas e das lojas, as pessoas fumavam lá dentro, talvez em zonas reservadas para o efeito, mas ainda assim, num espaço fechado.

3 comentários:

Gordela disse...

Mas na Parede, Estoril, etc. não te apercebes do mesmo? Pelo menos do fator telemóvel?

P. disse...

Nesses sitios são ricos e almoçam fora, mas para almoçarem fora não têm telemóveis com whatsapp e essas cenas ;)

Mary QA disse...

Nesta zona não há assim um centro de escritórios (nas zonas onde ando, pelo menos) em que sejam tão notórias as diferenças. Ali na zona do Saldanha são dezenas de pessoas a atravessar a rua ao mesmo tempo, fica mais fácil reparar...
De resto, claro que sim. Na linha toda a gente tem telemóvel e muita gente anda de lancheira e fuma à porta da loja.