quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Obrigada, outras mães...

... por mandarem todo o santo dia lanches não saudáveis aos vossos filhos, e por conseguinte fazerem com que os meus os invejem bravamente, e claro, me chaguem a cabeça que também querem bolycau, manhãzitos, sumos e iogurtes de bonecos (cheios de açúcar, já se sabe...)
E obrigada também por darem aos vossos filhos pastilhas elásticas de recheio (antes das 9h da manhã!) ou mesmo o pacote inteiro de pastilhas (miúdos de 6 anos, é normal??) que o meu mais velho cobiça de grande!
Eu não cedo a nada, mas é uma canseira!
E eu bem tento explicar que devemos ser saudáveis e que tudo isso faz mal, mas eles, claro, querem lá saber...
Ah! E obrigada também às queridas avós que vão buscar os seus meninos e todos os dias - todos os dias! - lhes levam um pacotinho de gomas ou bolachas de chocolate para comer. Se eu não acho fofinho? Acho. Mas esta gente não sabe o mal que lhes está a fazer...

A regra, em geral, é simples: se na lista de ingredientes há componentes  com nomes difíceis de pronunciar, então não se deve comer todos os dias.
Leite simples e pão com manteiga de amendoim é a base dos lanches dos meus, depois levam também fruta e frutos secos.

As meninas do ATL já me promoveram a mãe mais saudável e regrada.
Eles, claro, acham-me a pior mãe do mundo...

10 comentários:

mãe de 3 disse...

És uma mãe muito regrada, sim! Mas podes fazer a regra do 1 dia por semana como fazia a Cartuxa, que é para não estares a criar gente frustrada! No outro dia vi uma avó a ir buscar as netas à escola e lá tinha ela um embrulhinho de papel para cada uma... sabes o que era? Batata doce! Toma e embrulha!!

Tella disse...

Levanto-me e aplaudo.

(o meu também leva pão, bolo caseiro, fruta e chá)

Na semana passada, ouvi um "ó mãe, o M. trouxe pão com tomate e ovos mexidos. é saudável. Podes fazer?!"
(Tb não é preciso exagerar, certo?)

Cartuxa disse...

Ah, ah!! Tens mesmo de pedir a colaboração dos profs e educadores!! Por cá, já desde que fui chamada à escola porque o meu primeiro filho obrigava um colega a dar-lhe o seu lanche (batatas fritas) e lhe impingia a sua sanduiche e a sua peça de fruta... que as educadoras proibiram alimentos processados e não saudáveis. Convocaram os pais para uma reunião e fizeram um cartaz que colocaram na entrada com os alimentos proibidos na escola. Tem melhorado. E é com orgulho, ao contrário dos teus, que o meu vem para casa a dizer que a prof. acha que o lanche dele é o mais saudável! Por isso, exige aos profs que colaborem contigo porque este mundo anda maluco e quase ninguem consegue contrariar as crianças...tem mesmo de começar a ser cool fazer uma alimentação saudável!!

P. disse...

Tens razão ... mas ninguém merece manteiga de amendoim e frutos secos!

Os nossos na escola dão pouco trabalho, só querem pão, sem manteiga, queijo, nutella, fiambre e sei lá mais o que... pão simples e leite/Iogurte. Espero que não se percam.

Mas também não conhecem o Bollycao e os mañazitos. E o iogurte que bebem é actimel porque a tia pediatra mandou e eles tão na fase q se a tia pediatra disser que é bom atirarem-se a um poço, aí vão eles... claro que a tia pediatra é muito referida até para coisas não alimentares. lol

Raquel Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raqlinha disse...

Os meus levam sempre o mesmo lanche: pão com queijo (quase sempre) ou marmelada, leite simples (sempre para a mais nova) e leite de chocolate para o mais velho e uma maça ou banana. Claro que os amigos levam todas essas porcarias que tu dizes, e eles conhecem tudo e partilham tudo. Não há como controlar...

Raquel Ribeiro disse...

Escrevi sobre isto a semana passada. Tento que o lanches dele sejam saudáveis, mas às vezes cedo, 1x por semana há um mimo, e sim coisas q fazem mal!
Nao radicalizo com ele, porque também não radicalizo comigo.

Mariah disse...

Bem agora senti-me envergonhada :) mas só um bocadinho, pois se até há poucas semanas os lanches não eram propriamente um exemplo, recentemente entrei em acordo com o meu filho e andamos lentamente a mudar hábitos, quer nos lanches da escola quer em casa. Não está a ser fácil, mas não vou desistir.

Mary QA disse...

Não desistas, Mariah! Eles comem as porcarias todas na mesma, em casa dos avós, nas festas de anos, nas férias... pelo menos os lanches de casa tu consegues controlar (por enquanto!) por isso vale a pena tentar!
P. - manteiga de amendoim é escolha deles, se quiserem normal tb há, e queijo e fiambre estão sempre à disposição também.
Ah! e claro que de vez em quando levam leite com chocolate (a loucura!) e durante uns dias levaram também bolo de chocolate (resto dos anos dele que congelei em quadrados e fui mandando de vez em quando).
Mas nada bate o bolycao que traz autocolante e o manhãzito que traz nem sei o quê...
E sim, a verdade é que eles partilham tudo, e é impossível de controlar. A mais nova no pré-escolar ainda lancha sentada à mesa no ATL, mas os da primária lancham à solta no recreio... tudo pode acontecer...

Nany disse...

Eu posso agradecer a essas pessoas todas também? E já agora à minha mãe que lhe leva um bolinho à hora do intervalo (tipo queque ou bolo de arroz que não fazem mala a ninguém!!!) sem saber se ele já lanchou ou não?
Não sou fundamentalista e por vezes mando um bolicao, ou um folhado misto, mas é às vezes. Na escola e na creche já nos pediram para mandar bolachas a gosto, quando podermos, já que de bolachas maria estão eles fartos.
Mesmo assim, considero muito importante começar a trabalhar-se nas alternativas. E que muitas das vezes não se têm, ou não se sabe que se tem.
E, só para provar que também faço loucuras, hoje é dia de comer línguas de gato por causa do calendário do advento e as ditas são megulhadas em chocolate.
Nany