quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Máquina do café - o dilema

Quando regressámos a Portugal, em 2008 (logo após o boom das Nespresso) comprámos uma Dolce Gusto.
Eu na altura trabalhava em casa, e fomos muito felizes as duas.
Primeiro com as cápsulas próprias, que se vendiam no supermercado (uau!) e depois com umas cápsulas com café Buondi, que era delicioso.
Este Verão a nossa máquina deu o berro. Paz à sua alma. 7 anos de uso, já não foi mau.
O meu pai tinha lá uma máquina Nespresso nova (pois houve uma campanha aqui há uns tempos em que na compra de X cápsulas ofereciam a máquina) que veio então cá para casa.
Mas nós continuámos a comprar as cápsulas no supermercado.
Mas há Nespresso no supermercado??
Pois, não há. Nós comprávamos mesmo as cápsulas falsificadas. Café da candonga, basicamente. Ora da Chave de Ouro (as melhores) ora marca branca mesmo, e fomos muito felizes durante dois ou três meses.
Sabem que se diz que não se deve usar cápsulas que não são da marca porque estraga a máquina?
Pois diz. E é verdade.
O raio da máquina deixou de funcionar. Claro que já não está na garantia, pois apesar de nova esteve fechada durante anos.
E agora não sei que faça.
Uma amiga foi à nutricionista e está proibida de beber café de cápsula. Porquê? Porque diz que dentro da cápsula ninguém sabe o que lá está, e quem sabe diz que não há lá só café - há outros componentes para fazer aquele creme de cima, e até açúcar para suavizar o sabor (fiquei chocada!).
A verdade é que já não tinha muita vontade de comprar uma máquina de cápsulas, e agora ainda menos.
Tenho feito café no lume, e até agora só deixei queimar uma vez.
Acho que vamos experimentar durante um tempo, a ver no que isto dá...

9 comentários:

Tella disse...

Eu tb tenho máquina de cápsulas. Quando der o berro (já tem 5 anos), volto às maquinas de copa. Só lá pões café mesmo e é muito mais ecológico. Faz-me confusão o desperdício ambiental que se gerou com a chegada das ditas.

(O único contra: suja demasiado)

Cartuxa disse...

Se o meu marido lesse este blog...rifava-te!! Há quantos anos é que ele diz que as cápsulas não são de fiar?! Desde 2008, pelo menos.

Anónimo disse...

Máquina de café de manípulo. Dá um bocadinho de trabalho a encher o manípulo, mas é muito mais barato e ecológico.

P. disse...

vou desistir deste blog... não podemos comer nem beber nada... (e eu não bebo café!).

Cartuxa disse...

Ah,ah...P. não sais à madrinha... pois eu aluguei uma Saeco que mói o café na hora, o que além de ser mais saboroso reduz a possibilidade de ingerirmos aditivos. Fica muito mais barato e saudável porque compro o café em grão.De 10 em 1o cafés tenho de despejar os resíduos e leva 1 litro de água de cada vez. Sou fã!

Mariah disse...

Ai Mary que eu agora fiquei boquiaberta. A sério que o café de capsulas pode fazer mal?? Adoro o café nespresso e bebo assim, muitos por dia...

Mary QA disse...

Cartuxa, o teu marido tem sempre razão - já cheguei a essa conclusão (para quem não o conhece: é do contra para tudo o que é novidade e vai-se a ver e tem sempre razão...) Quanto à tua máquina de café, não vale a pena tentar porque foi um negócio em condições únicas, feito há anos atrás, e muito dificilmente conseguíamos as mesmas condições...
Mariah, diz que o facto daquela espuma se manter durante horas e horas (se te esqueceres de o beber de manhã, chegas à tarde e ainda tem espuma...) é porque tem componentes químicos ou lá o que é para o permitir (para além do açúcar, que foi o que me matou!). Ah, e diz também que o café deve ser torrado, e não torrefacto (que tb leva químicos e não sei o quê...)
Se calhar é o loby do café a funcionar, mas a verdade é que não sabemos mesmo o que andamos a beber...

Mariah disse...

É verdade Mary, isso da espuma é verdade, a coisa mantem-se ali o que na verdade é estranho. Podes crer que não sabemos mesmo o que andamos a comer/beber.

Cartuxa disse...

Um pequeno pormenor: o café só pode ser descafeinado por processos químicos também eles altamente prejudiciais para a saúde...por isso, enfim. Agora opto por chá de limão (enquanto não souber ao certo que porcarias metem nos limoeiros!)