sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dona de casa perfeita

Das primeiras coisas que notei quando o Tê recomeçou a trabalhar depois da licença da nossa baby girl, é que fazer o jantar antes da hora de jantar é uma "no go situation".
Bastou 1 dia para perceber que a hora de fazer o jantar, normalmente na hora do banho do baby grande que é sempre o pai a dar, passaria a ser a hora da cólica da baby girl, e dos ciúmes do baby grande, e por isso o jantar ficava para 2º plano.
Vai daí, de há umas semanas para cá, 3 para ser mais precisa, tenho cozinhado por atacado à 5ª feira (calhou ser neste dia, podia ser noutro qualquer) e tenho feito uns quantos jantares que vou descongelando durante a semana.
Sabe quem me conhece que eu até nem sou uma péssima cozinheira, mas a verdade é que me faltam ingredientes-base para ser um Ás da cozinha: criatividade e paciência.
Faço sempre as mesmas coisas e cada vez tenho menos pachorra para estar com o umbigo colado ao fogão - pelo que tenho optado por fazer pratos de forno, que são rápidos de executar e depois é só dar uma olhadela para não queimar. Aproveito o calor do dito e faço logo mais do que um.
E sinto-me tão dona de casa perfeita, a tirar do forno dois ou três jantares, que é só congelar e tirar no dia certo!
Aqui fica a sugestão dos pratos feitos.
Critérios: rápidos de fazer e que resultem bem depois de descongelados.
Ora então, cá vai:
Semana 1: peitos de frango com molho de tomate e queijo mozzarela (basicamente é isto, peitos de frango no pirex, molho de tomate de lata e de frasco para cima, tempero a gosto, no fim deitei o queijo mozzarella ralado por cima só para gratinar); peitos de frango com sopa de cebola (peitos de frango, 1 pacote de sopa de cebola para cima, água e um pouco de natas de soja - tb fica bom com sumo de laranja mas eu não tinha).
Semana 2: tarte de cogumelos e bacon (que comemos nesse dia, não sei como ficam as tartes depois de congeladas); lombo de porco assado (comprei já fatiado, e temperei com massa de pimentão e vinho branco); pernas de frango com cebola e cenoura (pirex com azeite, cebola e cenoura no fundo, pernas de frango, tempero para frangos marca PD, vinho branco).
Semana 3: peito de perú (temperei com o tempero para frango) e bolonhesa (o único prato que não fiz no forno).

Assim sendo, no dia apenas tenho que descongelar e fazer o acompanhamento.
Nada de novo, mas fica a dica ;)

4 comentários:

Somos só 5 disse...

Também podes fazer jantar para nós?

Mãe das Marias disse...

Óptimas dicas ;) Não deve ser mesmo nada fácil controlar tanta coisa ao mesmo tempo!

beijocas***

Raquel Ribeiro disse...

o pai cá de casa não come frango sem ser de churraco!!! :(

Mary disse...

Ui, isso para mim seria muito complicado!
Cá em casa o pai torce o nariz é ao peixe...