quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O perigo

A minha filha - que toda a vida foi uma santa e dormiu a noite toda na caminha dela, chegando ao cúmulo de ter de a acordar nos primeiros tempo porque me fazia impressão tanta hora sem comer - deu-lhe para dar más noites, para ter dificuldade em adormecer sozinha, para acordar muitas vezes e vir dormir na nossa cama.
Eu sei que são fases que eles passam, mas também sei o perigo que corro nesta fase crítica a partir dos 7 meses (em que as manhas deles ganham força) : ficar com uma marmanja atrelada à minha cama para sempre, ter de a adormecer ao colo ou ter de me deitar com ela na cama para adormecer, só adormecer a mamar.
Não que seja o fim do mundo em cuecas, mas bolas, ter crianças que adormecem sem dar trabalho é muito melhor.
Para além disso eu não durmo nada bem com um bebé na cama - fico sempre com medo de a esmagar, adormeço um bocado e acordo sobressaltada a ver se respira, enfim, não fico descansada.

Mas a meio da noite, não consigo educar ninguém - é ala para a nossa cama, e siga.
Durante o dia ainda posso escapar, mas às 3h da manhã sou a mãe preguiçosa, que não quer saber, que toma o caminho mais fácil.

Vamos ver se a tendencia se mantém, ou se conseguimos virar o jogo a nosso favor outra vez...

6 comentários:

Patrícia A. Tomé disse...

Olá, Mary! Vou passando por aqui, mas hoje é a primeira vez que comento. A verdade é que me revi tanto neste post, que não podia deixar de dar o meu testemunho. Sou mãe de 2 rapazolas: um de 7 e outro de quase 3. O mais velho ainda hoje me aparece na cama a meio da noite Bahhhh, razão pela qual prometi a mim mesma e ao mundo, quando o meu 2º filho nasceu, que nunca - NUNCA - o iria levar para a minha cama... pois que engoli cada silaba de cada palavra desta frase.. É que é precisamente como dizes - a meio da noite não é possível educar ninguém. Quando chorava (terá começado por volta dos 6 / 7 meses), levantava-me, trazia-o para a nossa cama e confesso, acho que nem eu própria acordava! Mas sofria tanto com a previsão de queria assim até aos 7 anos - again - que tentava sempre que ele adormecesse sozinho na sua cama - em vão, claro... Pouis acontece que, no dia em que fez 2 anos, tivémos um jantar lá em casa e como se deitou já muito tarde, estava podre de sono e.... guess what? adormeceu sozinho na sua caminha e lá ficou toda a noite até.. HOJE!!!!! E não há frio ou vontade de me enrolar no meu (ainda) bebé a cheirá-lo e devorá-lo enquanto dorme, que me demova da minha firme decisão (já o pai... ai o pai...fraquinho, fraquinho). Como tal, lá continua ele, feliz e contente a NOITE TODA na sua caminha! Serve o presente para, por um lado te dizer que percebo perfeitamente a nossa "incapacidade para a educação a meio da noite" e, por outro para dizer que sim, é possível reverter a situação nem que seja, como no meu caso, passado 1 ano e meio, mas... é possível!

Beijinhos,

Patrícia

Cáti disse...

Mary, como me revi e revejo neste post. Bem-vinda ao clube!

Mãe das Marias disse...

Eu sou como tu, a meio da noite, levam-me a melhor... os meus neurónios bloqueiam com o sono. Felizmente com a Tiz nunca tive esse problema, ela desde que adormeça vai até ao outro dia... vamos lá ver agora na 2ª volta ;)
Vais ver que daqui a uns tempos ela já não acorda... como diz o outro: são fases!

Beijos*

Gambozina disse...

Dentes? O João sempre dormiu bem e adormeceu sozinho na cama dele. Por volta dos 9/10 meses começou a ter difucldades a adormecer, chorava a meio da noite e só sossegava connosco. Curiosamente começaram-lhe a nascer dois dentes nessa altura, coisa que estupidamente (mãe principiante) não associei. Claro que fiz tudo o que fazes, que há noite não há pachorra para os educar: trazê-lo para a nossa beira e dormir mal com medo de o esmagar/magoar. Passado 15 dias voltava a dormir tranquilo e sozinho na cama dele sem que fizessemos nada por isso.
Na segunda vez já associei as duas coisas: dentes e mau dormir. E de cada vez que lhe nasceram dentes foi isto que aconteceu. 1 semana ou 15 dias de mau dormir, e voltava ao normal. A sorte (ou o azar) é que os dentes nasceram-lhe aos 3 ou 4 de cada vez. Por isso não foram muitas as vezes que isto aconteceu, mas se calhar aconteceu por serem tantos de uma vez. Para já passou, mas ainda faltam 4... ai! Fica a dica!

Mary disse...

É por isto que é óptimo ter um blog! Obrigada a todas pela partilha, vamos lá ver o que sai daqui...

Naish disse...

Gostava tanto de cuspir para o ar... mas ainda me cai em cima! ;-)
Bjs