quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

E chegou Dezembro

 E num tirinho, temos 2020 a chegar ao fim.

Esta fase convida a reflexões e balanços em relação ao passado, e eu sinceramente, só me consigo lembrar do que passámos há um ano atrás, e do difícil que foi o nosso mês de Novembro e Dezembro.

2019 deu 10 a 0 a 2020 em tanta coisa - que 2020 até parece peanuts, acreditem.

Chego à conclusão que andei de tal forma anestesiada, que há coisas que pura e simplesmente apaguei da memória, e para as quais tenho de fazer um esforço em lembrar. Coisas que tenho tão presentes quando foi da minha mãe - o que vesti, a missa de 7º dia, os passos que dei nos dias de velório - e do meu pai, que foi este ano, pura e simplesmente eclipsou-se. Não me lembro, mesmo (ou só fazendo algum esforço, vá).

E assim andamos.

Acho que eu e as minhas irmãs, sem falsas modéstias, fomos as maiores no Natal passado - decorámos, demos presentes, cozinhamos, estivemos juntos - que por isso sei que neste Natal - para o qual nada está decidido - também vai correr tudo bem. Para todos os efeitos, se correu "bem" em 2019, porque seria diferente este ano?

Assim, sem alaridos nem planos, o Natal foi chegando cá a casa. Já temos árvore de Natal (que a do meio está há semanas a falar no assunto) mas decidimos que a decoração é só essa mesmo, não há cá decorações na entrada como de costume (só a coroa na porta). Também não temos calendário do advento, nem planos de ver o que quer que seja natalício. Diz que há um corso de Natal a percorrer o concelho, vamos ver se estamos em casa quando passar por aqui. Listas e planos de presentes também não há.
Mais importante que tudo, não estou a sentir o stress desta época como é habitual- entre tentar ter tudo pronto para desfrutar da época, e tentar desfrutar de tudo o que a época oferece (roda gigante, luzes na cidade, feirinha de Natal...). Desisto, vou só desfrutar da época em si e no dia estará tudo pronto, com toda a certeza.

Estou a ficar uma mulher sábia, deve ser isso. Ou é da idade ou são efeitos da pandemia.
Ou então é só mesmo uma grande ressaca de tudo isto, senhores.

Feliz advento a todos!

1 comentário:

Cartuxa disse...

Pois que fazes tu muito bem! Eu continuo meio anestesiada mas não se perde grande coisa, foi o ano indicado para andar com uma grande mocada! E de uma ou de outra forma, havemos de nos ver e isso é que importa. Muito orgulho em vocês.