terça-feira, 30 de maio de 2023

Livro 5/2023

 

Rumo a casa, de Yaa Gyasi
Emprestado pela irmã, num dia em que lá fui jantar a casa (que é melhor do que uma biblioteca, o difícil é mesmo escolher).
A história de dois ramos da mesma família no Gana do século XVIII até aos nossos dias - a escravatura, o colonialismo, a emigração, o racismo, a vida destas pessoas geração após geração parece que nada muda.
Está muito bem escrito, e tive sempre muita vontade de o ler, por isso dei 5 estrelas.
Não é uma livro muito profundo, mas está escrito de forma acessível - conseguimos sempre perceber quem é filho de quem no capítulo seguinte - o que nos dias que correm é de louvar, por vezes as coisas mais simples são as que funcionam melhor. 
Um assunto importante, uma investigação histórica profunda, numa escrita que não sendo leve é bastante fácil de digerir. 
Recomendo.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Em catadupa

 Assim passam os dias, uns atrás dos outros, atrás dos outros.
Tempo para pensar no assunto, para refletir sobre o que andamos a fazer - à primeira vista, não há.

Lembro-me sempre da minha mãe dizer que o tempo em que nós éramos pequeninas passou demasiado depressa - e dou-lhe razão. Vejo as colegas de 30 e poucos a ter bebés e só lhes digo que é sempre a melhorar (porque continuo a achar que é), mas não deixo de pensar o quanto enganados andamos quando achamos que "vamos ter um bebé" - nós não temos bebés, malta, nós temos pessoas que numa fração de segundos deixam de ser bebés. Depois temos outras aventuras.
Li uma frase algures, que somos tão felizes quanto o nosso filho menos feliz - e às tantas parece isso mesmo. Quando não temos com que nos preocupar (e eu não tenho tido, de facto), há sempre um pequeno drama ao virar da esquina, uma negativa escondida, um vídeo de tiktok que não era suposto verem, um horário de chegar a casa não respeitado, amigas que fazem grupinho à parte e fazem com que a chegada à escola seja de dores de barriga. Oh well...

Nos intervalos de tudo isto, entre as 10h e as 18h tento fazer tudo o resto. Mil projetos, coisas para entregar, ideias que tenho de ter e por no papel, páginas e páginas por ler sobre tudo e mais alguma coisa (e a sensação de que fica tanto por ler também). Sinto que ando sempre a correr, e sempre a ficar para trás.

E de corrida em corrida (todas metafóricas, bem entendido) a vida vai acontecendo, e que bom que é, mesmo com a casa caótica, o frigorífico sempre com faltas (ou com queixas sobre isso), unhas por pintar, caminhadas por dar, livros por ler e roupa por arrumar.

Os meus 45 aproximam-se a passos largos.
Os anos, como os dias, também se sucedem em catadupa.

domingo, 7 de maio de 2023

Livro 4/2023

 

A História de Murasaki, de Liza Dalby

O ritmo frenético dos meus dias impede-me de vir aqui mais vezes*, e tenho tanta pena... são anos e anos a escrever aqui e sempre fui conseguindo manter algum ritmo, mas ultimamente tem sido mesmo impossível (nada de novo, só MUITO trabalho!).
No meio da correria alucinante, trouxe este livro da biblioteca, completamente apaixonada pela capa.
Depois de uma mega exposição sobre faraós chegou agora a hora de estudar o Japão e as suas estampas, e também os leques - senti que era uma boa altura para ir entrando no assunto.
Aprendi imenso, e fiquei completamente apaixonada por esta cultura (ainda mais...).
A ação passa-se no Japão do século X, e a narradora é uma escritora e poeta da época, que ficou conhecida como Murasaki e escreveu histórias sobre o herói Genji. Com base nos seus poemas, e nas histórias, e depois de uma profunda investigação, a autora (que foi a única ocidental a ser gueixa) escreve o que poderia ter sido o seu diário.
Fascinante, e para mim foi muito útil.
Dei 5 estrelas, se bem que são 4,5, pois não é daqueles que não conseguimos parar.
Recomendo.

*e também me impede de ler mais, mas adiante...