terça-feira, 21 de outubro de 2008

Museus

Sabe quem me conhece que eu adoro museus. Fazem parte do meu mundo, e sonho com o dia em que poderei voltar a trabalhar num (lá chegaremos).
No entanto, por razoes várias, nem sempre os frequento.

Quando fomos a Sevilla fomos ao Museu de Belas Artes. Que saudades.
Desde Amsterdam que não ia a um museu, ou seja, há mais de 6 meses!

(e passam assim, sem se dar por ela)

Fomos ao domingo de manhã. Museu cheio.
Turistas, casais, famílias, velhotes, mães com crianças. Uma alegria.
De repente, a tuga que há em mim desceu a terra (por vezes acontece) e comentei: "que giro, o museu cheio, em Portugal vamos a um museu e está vazio". O que vale é que imediatamente caí em mim, e rectifiquei: "quer dizer...como vou eu saber como estão os museus em Portugal, se eu própria não os visito?".
Típico. O queixume fácil, sem mesmo pensar no assunto.

(e que nervos que me dá quando me dou conta que, mesmo sem querer, sou levada na maré da queixa e do dizer mal por dizer mal, coisa que tanto critico nos outros)

Os museus em Portugal, ou pelo menos em Lisboa, são óptimos, e ao domingo de manhã até são gratuitos. Não há desculpa. Se não vou é porque não quero, porque se tenho tempo para fazer outras coisas também tenho para ir a um museu. Mai nada.

Chegados a Portugal fomos então visitar o Museu Berardo, que já estava na minha lista de coisas para fazer há 1 ano - e este é mesmo gratuito todos os dias pelo menos até ao final do ano pelo que não há desculpa mesmo.
Foi uma agradável surpresa ver o museu com tanto movimento. Era 3a feira de manhã e havia bastantes turistas, velhotes, casais (como nós), não havia famílias, mas havia imensos estudantes de arte a desenhar sentados nos bancos ou no chão das várias salas.
Um museu cheio de vida, de movimento, cheio de obras do melhor, e com bastante gente a visita-lo (que é para isso que ele existe).

As vezes gosto mesmo estar errada.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ao Berardo ainda não fui, o que nao espanta porque não tenho fama de gostar de museus e porque tenho preconceitos quanto ao pseudo mecenas que lhe deu causa. ´

BTW, dei por mim a gostar de museus em NY! O Metropolitan e o MOMA são fantásticos. Quando puderes, vale bem a pena...

Mary disse...

Começar a gostar de museus em NY é chique!
Também não simpatizo nada com o senhor, mas é uma colecção brutal, e ainda bem que ele investiu em arte e não noutra coisa qualquer (só por isso já ganha pontos) e também ainda bem que a colecção ficou por cá.

Anónimo disse...

E para quando a visita ao Museu Oriente?? às sextas há visitas (quase) gratuitas!!
alinhas?
Paula

Anónimo disse...

Essa de começar a gostar de museus em NY...é demais!!! De certeza que eu também ia gostar, pudera em NY gosta-se de tudo! Xiqueré!!!