quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Lavandaria

A diferença entre a quantidade de roupa que lavamos agora em cada máquina é aproximadamente 1/3 de antes.
A grande diferença nota-se no estendal. Ficava cheio que nem um ovo e com coisas dentro da máquina em fila de espera para secar. Agora fica cheio de espaço livre.
Dói-me um bocado pensar que tenho de fazer o triplo das lavagens para lavar a mesma quantidade de roupa.
Para quando uma super máquina que lava toda a nossa roupa de uma vez só?

Nos primeiros tempos na Holanda, a casa do Sul de Rotterdam não tinha máquina.
Lavávamos a roupa na lavandaria da esquina, logo a seguir ao supermercado Netto. Até era um programa engraçado, e fazia-nos sentir super-cosmopolitas, como nos filmes.
Tinha máquinas super industriais, e para lá do balcão ficava a casa dos donos, surinameses claro. Durante a semana estava o pai e aos fins-de-semana ficavam os filhos adolescentes. A roupa cabia toda em 2 máquinas (uma escura e uma clara, éramos os únicos a fazer essa distinção!) e pagava-se o amaciador à parte. Ficavamos a ler enquanto a roupa lavava e secava, com o relógio a indicar o tempo. Havia balcoes para depois dobrar a roupa. Uma vez o senhor disse-me que eu tinha muito jeito para dobrar roupa!
No final voltavamos para casa com a roupa toda pronta a guardar.

Agora a roupa é sempre um "work in progress", há sempre roupa em vários estados: roupa suja, roupa a secar, roupa no cesto à espera de dobrar/passar, roupa dobrada à espera de ser guardada na gaveta.
Era bem mais simples.

2 comentários:

Anónimo disse...

É tudo uma questão de hábito...

Anónimo disse...

eh,eh,eh.. A mim também - se bem te lembras - me elogiaram a dobradela da roupa!até perguntaram se eu não queria ir trabalhar para a loja..., lembras-te?