terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Masterchef, here I go

Meus amigos, depois de me meter a fazer pão, iogurtes, granola e leite de amêndoa (além dos jantares e almoços de todos os dias, e uma ocasional sobremesa num evento festivo, bem entendido), eis se não quando esta que vos escreve não esteve com meias medidas e decidiu fazer...trtrtrtrtrtrt (som de tambores): uma tablete de chocolate com amêndoas!
Ah pois é.
E vindo de mim já se sabe que tem de ser uma receita fácil e rápida de executar.
Quem me inspirou foi esta blogger, que consulto regularmente no meu projecto minimalista (o escritório já levou uma limpeza, by the way), onde encontrei por acaso esta receita.
Fica per-fei-to.
Amargo como o rabo do gato, sim, mas perfeito.
E eu senti-me assim uma espécie de alquimista, capaz de fazer em casa uma coisa que achava que só se podia comprar feito. Que "power"!

Vem isto no seguimento de uma desintoxicação de açucar que estou a fazer.
O açucar branco (e o doce em geral) é altamente viciante, tal como o álcool e o tabaco, e eu, não sei se já perceberam, sou/era a maior "agarrada".
Desde dia 6 de Janeiro que estou "limpa" (ou quase).
Tenho vivido bem (é um record absoluto) porque a motivação é maior do que tudo, mas a verdade é que este corpinho já começava a ressacar por chocolate (outro vício), e atacar o ovomaltine dos miúdos (o único chocolate que tenho em casa) estava fora de questão.
Com este chocolate caseiro ficou o vício satisfeito sem comprometer o consumo de açucar, já que não pus nem 1 grama.
O aspecto é fabuloso, a textura fantástica, o aroma delicioso, depois de o comer é que o cérebro fica um bocado confuso, já que espera algo doce e tem algo amargo.
Mas o sabor do chocolate, do puro e verdadeiro mesmo, está lá todo.
Não fica muito barato (o óleo de côco é caro) mas é saudável, e muito fácil de fazer.
Aprovadíssimo.

5 comentários:

carolina disse...

Ahahahah. Ri em voz alta com este post! Muito bom e parabéns pela tablete!!!

A tua guru disse...

É assim mesmo! Vais no bom caminho!

Ainda a guru disse...

Ah, e tenho também morto o vício com o cacau quente, que é o mesmo princípio... só cacau e água quente. Não fica igual ao de compra, é garantido que não, mas satisfaz bastante!

Mariah disse...

Mas não tem açúcar!! Eu, "docedependente" em luta constante para não estar sempre a comer bolos, doces, compotas, e afins não ficaria satisfeita.

Mary QA disse...

Mariah, não tem açucar mesmo (porque na receita dizia que não vale a pena porque fica amargo na mesma), mas como não tenho comido nada doce, e como tem o cheiro, aspecto e textura do verdadeiro chocolate, fica óptimo e é uma gulodice permitida. O cacau é um excelente antioxidante e anti-cancerígeno, e no fundo sendo amargo não temos tentação de comer a tablete toda... um quadrado é suficiente.