segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Um dia escrevo um post sobre como acabar com o co-sleeping...

... que as mães fofinhas defendem, porque com certeza têm filhos fofinhos que não lhes espetam com dedos nas costelas e nas narinas, nem puxam o edredon e as empurram borda fora. Ou então têm camas king-size onde cabem todos, mas não é o meu caso.
Mas hoje não é o dia.
Só vos posso dizer que os pais cá de casa se uniram este fim-de-semana, total e completamente FARTOS  de ter de dormir com as crias atreladas, e decidiram por um ponto final oficial nesta situação.
Eu ando que não posso, com ataques de ansiedade e não páro de berrar, o Tê nem pode com uma gata pelo rabo, tudo porque dormimos mal porque suas excelências se instalam na nossa cama como se fossem donos e senhores do espaço, e nós pura e simplesmente não descansamos.
Não pode ser.
Sábado ao pequeno-almoço demos o grito do Ipiranga e dissemos que ACABOU.
A partir dessa noite não há mais vir dormir para a cama dos pais.
Sábado à noite é que foram elas...
A mais nova, entre a hora de dormir e a hora de nós nos deitarmos, levantava-se uma média de 3 vezes. Aparecia na sala, sorrateira, e depois pedia para dormir na nossa cama (mesmo vazia) ou para ficar na sala connosco. Fomos inflexíveis, e levámo-la sempre de volta à sua cama. Houve cenas feias, que ouve. Houve gritos, houve espernear, houve mesmo um ataque de histeria - e ficámos a saber que o mais velho não acorda mesmo com nada, ponto para ele (e para nós por sabermos disto).
Depois de nos deitarmos ela apareceu-nos na cama várias vezes. E de todas nos levantámos (haja paciência) e a fomos levar à sua cama, e ficámos até adormecer (é  mesmo preciso ter os olhos postos no objectivo). Eu ainda cheguei a fazer leitinho no biberon às 5h da manhã, como se tivesse um recém-nascido em casa. Enfim.
Domingo à noite, deu-se a transformação. Foi para a cama na sua hora, e não acordou nem uma vez.
Ele chamou-nos para fazer xixi, mas vendo a irmã na sua cama nem pediu para vir para a nossa.
Ela parecia que estava mais segura, como se a nossa mão firme fosse exactamente o que estava a precisar.
Ainda é cedo para saber, temos de esperar mais alguns dias. Mas espero mesmo que seja isso, e que o ciclo tenha terminado - se assim for, afinal nem era tão difícil. Vamos ver.
Hoje falei com a educadora e pedi para que não durma uma sesta tão grande. Está visto que a rapariga não precisa de dormir muito, e prefiro que vá para a cama mais cedo do que estar às voltas e mais voltas sem conseguir dormir.
As duas coisas hão-de surtir efeito, espero eu.

Fiquem sintonizados neste tema, que em breve dou mais novidades. Espero que boas.

 Cá em casa é (era?) a dobrar a posição 1, 2, 3, 4, 6... todas, vá...
Pois que, basicamente é isto.

1 comentário:

Naish disse...

Queremos update!!