sábado, 8 de julho de 2023

Livro 8/2023

 

Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichi
Já nem vos sei dizer há quanto tempo queria ler este livro, daqueles inexistentes na biblioteca e sem ninguém para emprestar.
É o 5º livro que li da autora - mas só 3 eram romances - dos quais adorei o Meio Sol Amarelo - gostei mesmo imenso, por todas as razões e mais algumas. A Cor do Hibisco já não adorei tanto.
Gostei muito mais deste do que do A Cor do Hibisco - gosto mesmo muito da forma dela escrever, com saltos temporais que neste caso vão alternando com posts de um blog! Sim, a protagonista tem um blog de sucesso! (o que permite logo datar o livro!).
Ela aborda temas super importantes, ligados ao passado, ao colonialismo, ao feminismo, aos africanos no Ocidente em comparação com os afro-descendentes. Arranja diferentes maneiras, muito inteligentes, de ir salpicando a trama principal com estes temas, quer seja uma ida ao cabeleireiro, ou ao restaurante, ou a compra de uma revista de moda. É também muito crítica a alguns aspetos do seu país natal, que é a Nigéria.
No entanto, tal como no A Cor do Hibisco, tive dificuldade em me identificar com algumas atitudes da protagonista, ela própria um pouco contraditória (e isso até se compreende porquê), mas acho que há ali páginas que não acrescentam nada, e outras coisas que ficam um pouco por explicar. De certa forma parece que por vezes os tais temas importantes se sobrepuseram à história principal, cujo desfecho acaba um pouco atrapalhadamente e apressadamente - o livro tem 500 páginas, não havia necessidade. Há ali atitudes que eu não compreendo, e não consegui alcançar.
Mas dei 5 estrelas na mesma, que são 4,5, porque acho mesmo um livro importante de ler, e que apetece sempre ler mais e mais.

Sem comentários: