terça-feira, 12 de setembro de 2023

Livro 15/2023

 



Kim Jiyoung born1982, de Cho Nam-joo
Recomendado pela irmã, e lido em inglês por não ter arranjado tradução em português de Portugal.
Apesar de pequeno, é um livro grande em temas e conteúdos importantes.
A história de uma mulher nascida na Coreia em 1982, com tudo o que isso implica para o papel que desempenha na família (desde a infância), na adolescência e durante os tempos de faculdade, e depois na idade adulta, a vida profissional e familiar, e a maternidade.
Em muito o que se passa e passava na Coreia é, por um lado, uma realidade distante - a forma como as meninas são tratadas em relação aos rapazes, as injustiças com base na diferença de género que fazem com que os irmãos rapazes tenham sempre prioridade na família, por exemplo - mas por outro, há tanto com o qual ainda hoje e tão longe da Coreia nos continuamos a deparar: as fardas de meninas do colégio que são de saia e não permitem a mesma liberdade de movimentos, as decisões com a qual nos deparamos sobre a vida profissional depois de sermos mães (se ficamos a trabalhar somos más mães, se desistimos de trabalhar somos más profissionais), e um tema que ainda hoje é tabu e que nos acompanha desde sempre, imagino eu, que é a depressão pós parto.
Um livro tão simples mas com tanto conteúdo.
Dei 4 estrelas - e não 5 porque não é daqueles que não conseguia largar - mas recomendo muito.


1 comentário:

Tella disse...

Desde que li a review da tua mana que tenho este livro na minha lista de leituras. Continuo à espera da tradução pt-pt ou em fr, que também ainda não encontrei.
Fiquei com mais vontade ainda!