sábado, 1 de março de 2008

Mais um passo III

Estou oficialmente desempregada. E estou mesmo triste.
Andei dias e semanas a contar os dias, e no fim custou-me muito mais do que eu pensava.

Num resumo resumido nesta confusão de emoções a conclusão a que chego é que tive muita sorte. Muita sorte por o destino me ter colocado a trabalhar ali. E eu sei que estava escrito, que aquele lugar era meu. Estranho pensar que estas pessoas não me eram nada, não as conheci por serem amigas de ninguém. São minhas, e são-no por mérito próprio (delas e meu) por nos termos tornado amigos para além das paredes do escritório. E tive sorte também não só pelos que já lá estavam quando eu comecei (e que de certa forma já eram amigos entre si também), mas também pelos que vieram a seguir.
Levo-os a todos no coração.

Eu sei que refilei muito, que muitas vezes me custou o mundo levantar-me da cama para ir para lá, que me senti a atrofiar, a regredir, a fazer sempre as mesmas coisas, apenas a resolver problemas sem construir nada de novo.
Ontem tentei focar-me nesses momentos mas não consegui.

Sempre pensei que me fosse sentir feliz e aliviada. Fiquei com um nó na garganta o dia todo a conter as lágrimas.
E hoje estou com uma ressaca do tamanho da minha tristeza.

Sempre tive a certeza de que estou a fazer a coisa certa até ontem.
Ontem pela primeira vez tomei consciência do meu passo.
Sou portuguesa, vou voltar para Portugal e não tenho emprego.
Estou a trocar um emprego fixo, com contrato permanente (que ia começar na 2ª feira) com todas as regalias pela oportunidade de seguir o meu sonho (até pareço os da Operação Triunfo a falar...).
Só espero não me arrepender. Só espero que o meu país não me faça arrepender, porque que isso acontecer eu não lhe vou perdoar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estás a fazer o que queres! Regressar! E vais fazer tudo para conseguir, como conseguiste aí, onde não tinhas nada nem ninguém. E podes sempre partir novamente. Nada é definitivo.
As despedidas são sempre dolorosas. Nesse caso é mesmo um capítulo que se fecha. O livro continua, noutro sítio, cheio de sol, família, amigos e uma vida para conquistar! E tu vais vencer!

Anónimo disse...

A vida é assim mesmo - cheia de alegrias e de tristezas tambem - só assim crescemos e é assim que vamos dando valor ao que temos... Também espero que o teu país não te decepcione, mas... tenho muito medo que venha a ser muito difícil esta nova etapa. Mas estamos cá todos para te dar apoio e muito mimo!!! Vai correr tudo bem, acredita!

Anónimo disse...

Vá, vá, toca a limpar as lágrimas.
O teu país só te vai desiludir se tu te desiludires a ti própria primeiro. Estás a fazer o que está certo, por isso vem sem medo. Mas não esperes encontrar aqui o que Portugal não tem para te oferecer, o que não tem para ninguém; se calhar essas holandesices que estranhaste quando chegaste e agora tomas como certas... privilégios de primeiro mundo com que não contamos. Coragem e aproveita estes últimos (bons) tempos!