quarta-feira, 6 de outubro de 2010

10 anos... é muito tempo

Passou despercebido, só me dei conta agora.
Fez ontem exactamente 10 anos que cheguei a Santiago de Compostela, para começar o Erasmus.
Foi a 1a vez que saí de casa e fui morar para longe dos meus pais, numa casa com pessoas que conhecia apenas de "olá, tudo bem?" e que não podiam ser mais diferentes um do outro e de mim também.
E assim nasceu uma bela amizade. Com tempo e espaços definidos, é certo, mas com algo em comum que nos une até hoje.
Foi no Erasmus que contactei com pessoas de outras culturas pela primeira vez, que aprendi a aceitar as diferenças culturais, que o mundo não se rege pela nossa medida.
Aprendi uma nova lingua, que uso diariamente até hoje.
Fui a aulas em edifícios centenários, apresentei trabalhos num anfiteatro, fiz exames orais pela primeira vez. Frequentei a biblioteca até altas horas da noite. Frequentei cafés, bares, restaurantes, cinemas e teatros como nunca. Saí à noite, e fumei cigarros como se não houvesse amanhã. Fui a jantaradas, dei jantaradas e festas multiculturais. Também viajei um bocadinho.
E conversei, discuti, comparei ideias, participei em tertúlias espontaneas, em casa, nos cafés e nos bares.
Foi um ano lectivo muito intenso, em que cada dia foi aproveitado até à última gota. Tudo com conta, peso e medida, como deve ser.
Seria impossível não dizer que eu fui uma pessoa em Outubro de 2000 e regressei outra, em Julho de 2001. Com outra ideia do que é o mundo, e com muita vontade de o conhecer.
Foi muito, muito giro, e espero um dia poder proporcionar esta experiencia ao meu baby porque é, de facto, incomparável.

1 comentário:

Florentina disse...

Ah, que saudades! Eu também parti uma pessoa para Florença em Outubro de 1994 e voltei outra em Julho de 1995... E arrepio-me de pensar que daqui a menos tempo que o tempo que já passou também hei-de fazer o mesmo pelos meus filhos. Se Deus quiser!