segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Regresso ao cinema (ou Baby Girl Santos meets Iñarritu)




1 ano e 4 meses depois de termos ido ao cinema pela última vez (sim, a última vez que fomos foi ver este filme), na 6a feira foi dia de regressar ao cinema - não há razão nenhuma para não irmos, mas nunca se proporciona, da mesma maneira que ainda nunca fomos jantar fora os dois desde que o baby nasceu há mais de 15 meses (mais uma coisa a rectificar até Abril).
Fomos ver este filme.
Gostei muito. Muito mesmo.
Este realizador tem o dom de tocar em certos pontos aos quais eu sou especialmente sensível. E o incrível é que eu vou crescendo, calculo que ele também, os filmes vão evoluindo, mas em cada um há sempre uma cena, um pormenor que se calhar até passa despercebido a muita gente, que me deixa completamente arrepiada.
Há muito tempo que não chorava assim numa sala de cinema (bom, há que dar o desconto devido às hormonas da gravidez...).
O filme, de uma maneira geral, conta a história de um pai. E é incrível como, de facto, a nossa vida muda ao sermos pais.
Não, não estou a falar de acordar a meio da noite, de ter de mudar fraldas, de levar e buscar à escola. Falo da maneira como o nosso centro de gravidade se altera, de como o nosso mundo passa a girar em torno a algo exterior a nós, de como passamos a encarar a vida de modo diferente, de como dia após dia temos de aprender a gerir o medo de os perder, ou de que eles nos percam a nós.
Não sei como iria ver este filme se não fosse mãe, mas acredito que seja um soco no estomago para toda a gente.
E tiro o chapéu, faço uma vénia e atribuo o meu ócar pessoal de melhor actor ao Javier Bardem. Muito do filme se deve também ao trabalho extraordinário deste actor.
Brutal.
Foi sem dúvida um óptimo regresso ao cinema.

Sem comentários: