segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Removi os tags...

... de todas as minhas fotografias no FB.
(um à parte: o meu FB é em ingles, como se diz "tag" em portugues?? Etiqueta? Marcação?)

Não, não teve nada a ver com o meu post de há uns dias atrás, do reecontro com a colega de infancia-gira-como-tudo-e-com-uma-vida-aparentemente-perfeita.
Teve a ver com duas situaçoes que ocorrem na actualidade, de que tomei consciencia em conversa com amigas.
A primeira é a de que hoje em dia o FB é uma ferramenta de trabalho. Os empregadores pesquisam os perfis de possíveis candidatos no FB, verficam redes e amizades e sites procurados, e claro, também as fotografias. Mais do que uma rede "social", no sentido de "vida social" do termo, é uma rede global. E uma coisa são os amigos-amigos, outra são os colegas de trabalho, e ainda mais os patroes.
A segunda teve a ver com o recente crime ocorrido em NY, de que tanto se fala na comunicação social. Vi há uns dias na televisão fotografias do alegado autor do crime, retiradas da sua página do Hi5. Ele descontraído em casa de amigos, na praia, em jantaradas... Ocorreu-me que toda a gente tem acesso a essas fotografias, não apenas os amigos do rapaz, e havendo um tag é muito mais fácil aceder a elas. Não vá eu um dia tornar-me uma pessoa famosa (definitivamente não pelas mesmas razoes do que o rapaz em questão, bem entendido) não quero cá os jornalistas a cuscar as minhas fotografias a torto e a direito!
Numa situação normal não me chateia nada que vejam as minhas fotografias, mas escusam é de estar associadas à minha conta. Porque quem me conhece mesmo, e é meu amigo, consegue sempre ver todas as fotografias, sendo eu que as coloco ou não, e tendo ou não o meu tag para me identificar.
E é também uma maneira de proteger os outros à minha volta, pois se a foto tem o meu tag fica acessível aos meus amigos - não só a foto, mas todo o álbum, mesmo aquelas em que não apareço. Dependendo do nível de privacidade escolhido por quem cria o álbum, se tiver o meu tag, o mesmo pode ficar acessível a todos os meus amigos, pelo que os amigos da Holanda podem ver toda a festa de anos em casa da prima, os colegas do colégio podem cuscar toda a minha passagem de ano, a família pode ver todas as fotos daquela festa na adolescencia...
Por tudo isto, ficam já os meus amigos facebokianos avisados, não há qualquer problema em marcar (etiquetar?) fotos minhas, mas mais tarde ou mais cedo os tags vão definitivamente ser removidos...

1 comentário:

steve jobs disse...

Muito bem! FB sucks