quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O mito do "Henrique, o terrível"


Ontem no parque um menino de 10 meses chamado Henrique aproximou-se, de mão dada com a mãe, da minha baby girl.
Comentei que também tenho um Henrique, que estava na altura nos escorregas, e ela pergunta se ele é terrível.
Respondi que não, e ela contou que todos os Henriques que conhece as mães comentam que são terríveis, fazendo jus à coleção de livros "Henrique, o terrível".
Eu disse que não, que o meu filho come bem, adormece sozinho, raramente faz birras, pelo que não o posso considerar terrível.
E a mãe responde: "ah o meu também dorme 12 horas por noite, dorme sozinho, dorme sesta, come de tudo e também não faz birras, mas não pára quieto, olhe lá" e aponta para ele, que, claro, no alto dos seus 10 meses, quer é explorar tudo à sua volta e mexer em tudo o que vê.
E ela ainda perguntou "mas o seu é calminho?", ora, calminho não é, ele de facto anda sempre a correr, a jogar à bola e tudo mais, mas daí a ser terrível vai um grande passo, na minha opinião.
Já no dia anterior encontrámos uma antiga colega do colégio, com o filho - que não se chama Henrique - também de 10 meses na cadeirinha.
Comentava ela, vezes seguidas, que ele era super irrequieto, super agitado, que não pára quieto, que é um terrorista. Ficámos à conversa praí uns 20 minutos e durante esse tempo todo o miúdo esteve sempre sentadinho na cadeira, impávido e sereno, a comer uma bolacha Maria. Não querendo comparar, o meu filho com essa idade não ficava na cadeira a menos que esta estivesse em movimento, e em sítios com interesse... E para mim, ainda assim, não o considerava terrível, porque, lá está, apesar de na altura não dormir uma noite seguida, adormecia sozinho na cama, comia de tudo, e apenas tinha a curiosidade e a energia normal da idade. Acho eu...
Não sei o que estas mães querem... um filho que fica sentado, quieto, calado virado para a frente o dia todo?
Ou apenas acham cool dizer que o filho é super activo e lhes dá muito trabalho?
Dizer que se tem um filho sossegado, já não se usa?

4 comentários:

Mãe das Marias disse...

Se ela se queixa do miudo agora, ela q espere até ter 2,3 anos... aí é q eles se tornam mais terríveis. As crianças têm q se mexer, ser activas e enérgicas é sinal de saúde!
E nunca ouvi dizer q os Henriques eram terríveis... João, André e Pedro, costumam ser os Terríveis ;)

Beijos*

Cartuxa disse...

De facto, o que são os mitos... Por conta dos livros ( que ninguém deve ter lido!) torna-se moda dar esses epítetos às desgraçadas das crianças. Sim, não é nada trendy ter crianças calmas e educadas... Cá na minha terra estranham tanto os meus serem todos bonzinhos e «homildarem-se» (= fazerem o que se lhes diz, ou seja obedecerem...)que acho que havia muito boa gente à espera que desta vez eu também tivesse um terrível. Eu sempre respondi que com tempo, determinação e paciência todos eles se acalmam mas então onde ia parar o gosto de relatar em público as façanhas dos seus rebentos?! à frente dos mesmos, ainda por cima?! O que tem pra contar uma mãe de um filho sossegado?! Pouco... e corre sérios riscos de ser esganada a seguir, pra aprender...

Cibele Chaves disse...

Eu às vezes evito dizer que tenho uam filha que aos 3 para 4 anos nunca fez uma birra, que é calma, educada, brincalhona, que come e dorme bem, que nunca fez xixi na cama :P E devo dizer que isto em parte é mérito dela e outra nossa que gostamos muito de conversar e negociar. Mas pronto, como eu dizia, às vezes evito falar não vão as pessoas achar que me estou a gabar ou que a minha filha é uma seca :D

Mary disse...

Exatamente, Cibele, parece que as crianças calmas são uma seca e não fica nada bem dizer... Ou então estas mães esperavam uns pachorrentos e basta os miúdos serem um pouco curiosos e elas acham logo que são terríveis e super-irrequietos.
Ou então - também já me lembrei desta hipótese - são mães com muito pouco contacto com outras crianças, que acham que as características dos seus são super exclusivas, e super especiais - basta olhar para o lado para ver que é tudo normal...