Hoje tive uma visita ao palácio com um grupo de meninos do 6º ano.
A visita correu muito bem porque eles era muito interessados. Fizeram perguntas pertinentes, ligações lógicas com o que já sabiam, tinham uma excelente noção da História de Portugal da época do palácio, enfim, eram para lá de espetaculares.
Fiquei surpreendida, pois faço muitas visitas destas e sei perfeitamente as respostas que ouço, a falta de noção e informação nestas idades, o desinteresse em geral.
No final elogiei-os à professora que os acompanhou. Ela ficou muito surpreendida (quase chocada!) pois esta turma é, na sua opinião, "muito fraquinha". Era a professora de matemática.
Fraquinhos a matemática, bons alunos de História, onde é que eu já vi esse filme??
Fez-me lembrar um episódio que se passou com o meu pai, também ele todo dado às letras, à História, à cultural geral, e nada dado à matemática.
Um dia, há uns anos atrás, o meu pai encontrou o seu professor de matemática do liceu no futebol. O meu pai foi lá falar-lhe, grande abraço e recordaram episódios passados. Depois chegou a hora de falar do presente, em que o meu pai lá lhe contou que se tinha licenciado em Direito e que era já advogado há algum tempo.
"O quê?? - espantou-se o professor - mas tu conseguiste tirar um curso??!"
Espero que estes meninos também consigam tirar não um mas vários cursos. O mundo não se faz só de números!
3 comentários:
Cá na minha escola, há sempre essa coisa da matemática. Um aluno que não seja bom a matemática, é um aluno com dificuldades! Passo-me com essa visão do mundo, em que os números passam a ser a coisa mais importante do mundo. Pfff!
Por acaso não tenho nada essa visão. Sou das FQ e vejo que há claramente miúdos mais vocacionados pra essa área do que outros. Eu própria só escrevo texto muito simples (atas) sem grandes recursos estilísticos porque as letras não são a minha "praia"!
E os miúdos que gostam de história, também podem gostar de matemática ! Não há regra !
Mas o pessoal de ciências tem, regra geral, muita falta de respeito pelo pessoal das letras...Ao meu filho mais velho, a quem impingiram à força a disciplina de MACS (Matemática Aplicada às Ciências Sociais) em vez da Literatura que ele ueria, a prof das ditas MACS disse logo na 1ª aula: Não tenho paciência para vir aturar um bando de burros! Sim, só os burros vêm para HUmanidades! De facto.,, Mas peçam-lhe para falar um pouco da história da sua terra, quem lhe concedeu foral, quem derrubou metade da muralha do castelo... e é ver quem é burro! Eu também sou muito burra nestas coisas dos números. E o curioso é que...não me fazem falta nenhuma!! Porque tudo o que aprendi e me faz falta no dia a dia (uma nanopartícula do programa de MAtemática) eu ainda sei fazer e nem tenho de recorrer a calculadoras! Áreas, perímetros, volumes, capacidades,reduções...e frações. O resto?! Não lembra a ninguem...apenas ao burro que concebeu os programas!
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