quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ainda sobre "cada vez menos"

A propósito da nossa resolução de ano lectivo novo de começar a cozinhar ao domingo - o que obriga a um planeamento prévio de pelo menos 4 refeições e uma sopa por semana, respectivas compras de ingredientes, levando invariavelmente a que as ideias se esgotem em menos de nada e daí a andarmos a comer as mesmas coisas semana sim semana não é um tirinho -  a minha irmã falou-me desta plataforma, e da sua rubrica 7 dias 7 pratos.
E basicamente, não só a rubrica, mas toda a plataforma tem tudo a ver com o caminho que tenho vindo a tentar percorrer.
Cada vez menos coisas, cada vez maior consciência, cada vez menos pressas, cada vez mais tempo com quem gostamos, fazer menos para fazer melhor. Menos pressa para ir para a praia àquela hora, menos pressa para "aproveitar" o que quer que seja (que está sol, que não chove, que o filme ainda está em cena), menos pressa para tentar fazer tudo e andar sempre a correr (ir à festa de anos, lanchar com os amigos, jantar de família e ainda ir àquela exposição) - no fundo desacelerar o ritmo onde e quando possível.
Com a subscrição da newsletter recebemos um guia prático para destralhar a nossa casa - só falta mesmo colocar o guia em prática (virem cá fazer isso é que era, mas pronto).
Depois de um verão que me pareceu infindável por ter decorrido a viver devagar, sem demasiados programas, e de uma rentré que entrou com tudo e nos obrigou a reorganizar as rotinas à bruta, foi bom encontrar um espaço com o mesmo comprimento de onda.
E não fiquem com a ideia idílica de que as autoras vivem devagar, elas mesmas admitem que andam muitas vezes a mil e com prazos apertados mas no meio da loucura tentam encontrar o equilíbrio possível (o que para mim é ainda mais inspirador).
O ponto de chegada não é o mais importante, o que importa é o processo.

2 comentários:

mãe de 3 disse...

É, não é?! Também me identifiquei imenso! Foi a Zinha que me mostrou porque uma delas foi a Bali pouco antes de nós! Fiquei fã!

Maria do Mundo disse...

Não conhecia. Adorei. Preciso, urgentemente de destralhar. Bom ano!