quinta-feira, 9 de maio de 2019

Livro 16/19

Resultado de imagem para patrimonio uma historia verdadeira


O mais difícil de ler até agora. Talvez até de toda a vida.
Uma história verdadeira em que o autor conta como, 7 anos após a morte da sua mãe, tem de lidar com o cancro do seu pai. Qualquer semelhança com a minha realidade é pura coincidência...
Foi como esfregar sal na ferida página a página, neste dia a dia de quem acompanha a doença e o envelhecimento dos pais a par e passo. As idas ao hospital, os diagnósticos, as decisões, a inversão dos papéis entre pais e filhos, a degradação da condição humana, ver uma pessoa deixar de ser quem é aos bocadinhos, mais tudo aquilo que temos de fazer (e fazemos, claro!) mas que preferíamos não ter de fazer nunca.
Muitas vezes deixou mesmo de me apetecer ler, mas insisti porque o meu pai (que comprou o livro em Dezembro, sem saber que estava doente) o leu e o deu à minha irmã (que veio cuidar dele depois da operação) para que o lesse. Depois da irmã mais velha, leu a irmã do meio, e eu, claro, não podia passar ao lado desta passagem de testemunho.
Em muitas coisas a realidade do autor é diferente da minha, mas ao mesmo tempo muitas vezes pensei "é tão isto!". O autor consegue por em palavras aquilo que nós, que passámos por ela, sentimos.
E como em tantas outras coisas, só passando por ela se compreende.
Só não sei é se vos recomende, ou não.

1 comentário:

mãe de 3 disse...

Este está a ser lido pelo grupo de leitura agora. E tu tens tanto que vir a uma reunião!... ias gostar e é tudo malta mais da tua idade que da minha!!